Não é novidade que viver de arte no Brasil é para poucos. A dificuldade e as burocracias impostas já fizeram muitos desistirem de produzir filmes, gravar discos, realizar exposições e muitas outras atividades voltadas para a arte. Há algum tempo, meios alternativos para realizar projetos artísticos surgiram, como o crowdfunding, que nada mais é que um financiamento coletivo, onde as pessoas fazem doações para ajudar o projeto acontecer.

A Filmes do Beco, produtora formada por quatro profissionais da área audiovisual, está em vias de realizar um excelente projeto onde o tema é de extrema importância para a sociedade atual, que é aceitação da população para com moradores de rua. O projeto é o curta-metragem Transeunte.

Transeunte_CapaFace_851x315

Transeunte conta a história de um morador de rua que perambula pelas ruas de São Paulo e em certo momento, recorda uma conversa com um homem num bar. Neste percurso ele grita, discursa, sente-se cansado diante do meio ao seu redor. Devido à condição social em que se encontra, o Transeunte coloca-se numa posição de reflexo da sociedade por meio da sua loucura eminente, buscando no material, através de um bilhete de loteria, e na fé, clamando pelo divino, toda sua sensibildade emotiva que transborda na tentativa de “humanizar-se” novamente.

A iniciativa da Filmes do Beco neste projeto é explorar esta atmosfera à margem da sociedade contemporânea, repleta de valores que não são acessíveis ao homem que vive nas ruas. Desta forma, contribuir com a produção nacional, buscando uma visão própria e autoral, dando voz a este indivíduo “desumanizado” que poucas vezes quis ou pode mostrar sua cara.

transeunte insta

O projeto, porém, ainda está no papel. A Filmes do Beco está realizando este financiamento coletivo pelo Benfeitoria e conta com a ajuda de todos que são apaixonados por cinema e principalmente, com as pessoas que sabem o quão difícil é fazer projetos artísticos saírem do papel. Confira abaixo o vídeo realizado pela produtora contando um pouco mais sobre o Transeunte:

Quer saber como colaborar? Acesse o site do projeto no Benfeitoria clicando aqui e faça a sua colaboração. Conheça também um pouco mais da Filmes do Beco e curtam a página da produtora no Facebook.

Não se esqueçam de acompanhar o Artescétera nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram