[Texto de Gabriel Augusto]


Quando falamos sobre Copa do Mundo e Seleção Brasileira é quase impossível não lembrar de Galvão Bueno. Odiado por uns e amado pela zoeira na internet temos um fato: Galvão é craque e sabe vender emoção como ninguém. Mas a produção dessa semana vai muito além do “nosso amigo da Rede Globo”.

A microssérie do nosso último post especial sobre Copa traz os bastidores do gol. O seriado “Vozes” coloca os jogadores na reserva e quem assume a titularidade e o protagonismo do momento são os narradores. Pessoas que têm a responsabilidade de traduzir a imagem e deixar aquele jogo ainda mais legal e interessante do que já é.

 

Roteiro feito em mais de 90 minutos

O esporte e, principalmente o futebol, é tão cativante porque conta histórias fantásticas escritas bem diante dos nossos olhos. Momentos de apreensão dão lugar à felicidade e vice-versa. Essa é a ideia da produção da Rede Globo/SporTV. Retratar um roteiro real escrito em 90 minutos por pessoas que não sabem o final desta história.

 

Não é só Copa do Mundo

A emissora carioca produziu essas séries (a outra é “Meu Lance na Copa” – que você pode ler aqui) sobre Copa para aumentar as expectativas pro mundial da Rússia. Mas se engana quem acha que as narrações se limitaram apenas a esse campeonato. Luis Carlos Júnior conta, em um dos episódios, como foi narrar o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho, no FLA-FLU, de 1995.

 

Final de jogo

Enfim, se você é curioso, estudante de comunicação ou gosta de saber o que os narradores pensam na hora de momentos únicos em Copa, a série “Vozes” é incrível. E de quebra, ainda dá pra lembrar e conhecer momentos únicos e narrações clássicas que já entraram para a história. Os episódios completos estão disponíveis no SporTV Play.

Leia os outros posts do especial: 

Post I

Post II