O Rio vai sediar o primeiro festival de arte generativa creative coding do país, com circuito expositivo na Praça Mauá e instalação interativa na Central do Brasil. Trata-se do Multiverso, um projeto carioca pioneiro, dedicado a um eixo temático da cultura digital ainda pouco explorado no Brasil.

Imagine poder vestir uma estrutura robótica que dialoga com pedestres na rua sobre questões filosóficas e sociais, a partir de sua inteligência artificial pautada nas ideias de Platão e Sócrates. Imagine também a cidade como um grande quadro a ser pintado coletivamente, em tempo real, por meio da sobreposição constante de cores e pixels. Ou um aplicativo que envia poesia por mensagem, enquanto os usuários transitam por pontos estratégicos da cidade.

São as instalações interativas que integram a primeira edição do Multiverso, que vai ocupar o Centro Cultural Oi Futuro e outros espaços públicos do Rio. O projeto mostra como códigos de programação e novas tecnologias podem ser transformados em arte e soluções criativas para o espaço público.

A programação contará com intervenções urbanas, performances, instalações interativas, masterclasses, minicursos e oficinas para adultos e crianças, sempre com entrada franca, em locais como Praça Mauá, Arena Dicró, Central do Brasil, Viaduto de LaranjeirasImperator. A coordenação geral é da produtora cultural Gisele Andrade e a curadoria é de Igor Abreu. Entre os artistas convidados, estão Alberto Harres, André Anastácio, Caio Chacal, Carlos Oliveira, Gabriela Castro, Harrison Mendonça, Marlus Araújo, Tainá Simões, TechnoLab e Estúdio Imersiva (Tom Huet e Javier Scian). Além da produção individual, os artistas têm colaborações em coletivos diversos e já expuseram no Festival de Cultura Digital (CCBB), na Casa França Brasil, no Circo Digital e no Museu do Amanhã, entre outros locais de referência.

MULTIVERSO
De 08 de setembro a 27 de outubro de 2018
Abertura: 08 de setembro (sábado), das 18h às 22h

www.multiverso.cc
Local: Oi Futuro Flamengo
End: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 3131-3060
Entrada franca
Classificação: livre