[Texto de Gabriel Augusto]

 

Sabe quando você está à procura de uma série boa e então percebe, logo no primeiro episódio, que acertou em cheio na busca? Foi o que aconteceu comigo ao assistir Merlí, que conta a história de um professor de filosofia diferentão, que dá aulas geniais para jovens alunos.

A produção catalã da TV3 surpreende por combinar tão bem os gêneros de drama e humor, além de usar a filosofia, o ambiente escolar e os problemas da nossa sociedade atual para mostrar que os grandes pensadores do passado ainda são muito atuais.

 

É sobre filosofia, mas não é chato

Uma série que aborda filosofia deve ser um porre, certo? Errado! O protagonista, que dá nome à produção, não é daqueles professores tradicionais. Merlí tem o dom de explicar temas profundos, usando exemplos inseridos na realidade dos alunos. Deste jeito, é possível entender, sem muito esforço, os conceitos de grandes pensadores, como: Aristóteles, Sócrates e Schopenhauer.

 

O mais amado e odiado

O protagonista nada convencional garante diálogos inteligentes, sempre com muito bom humor e aquela pitada de ironia. Merlí rapidamente vai conquistar amigos e inimigos, pois é do tipo que impõe a sua marca por onde passa. E digamos que discrição não é uma de suas qualidades.

 

Conflitos interessantes

O ambiente escolar, principalmente numa escola de ensino médio, é sempre cercado de problemas familiares, descobertas amorosas, incertezas e decisões sobre o futuro. Além disso, Merlí, que não é um exemplo de pai, vai precisar, pela primeira vez na vida, conviver com o filho e tentar conquistar uma relação saudável. Será que ele consegue?

 

Cada episódio um pensador

Na primeira temporada, cada episódio narra a ideia de um pensador, que é sempre apresentada durante uma aula. Em um determinado ponto da série, por exemplo, um vídeo de uma aluna nua é divulgado na internet e rapidamente todos assistem e repassam. Neste caso, o tema da aula é sobre Guy Debord, pensador que escreveu sobre a sociedade do espetáculo.

Se você quer assistir algo divertido e ao mesmo tempo aprender sobre a sociedade e os grandes pensadores, Merlí é a melhor opção. A série é atual, inteligente e sabe debater assuntos controversos da nossa sociedade. Vale à pena assistir e ser um Peripatético.