Com quase 5 anos de vida, o Artescétera já recebeu material de centenas de artistas e dificilmente fica sem ouvir o material que recebe. Como a cada ano que passa recebemos mais e mais materiais, decidimos inovar um pouco e escolher os artistas que mais gostamos e que se destacaram no cenário musical do ano anterior. Logicamente entrará um pouco do gosto pessoal e identificação de gênero e afins, mas a seleção foi carinhosamente pensada na obra como o todo. Confira abaixo o nosso best of!

[Confira (e siga) também nossa Playlist dos Melhores de 2017 no Spotify]

10- Roberta Campos

Com seu primeiro disco lançado em 2010, Roberta Campos é dona de uma bela voz e conquista mais fãs a cada trabalho lançado. Hoje a cantora conta com quase 100 mil curtidas em sua página do Facebook, milhares de visualizações no Youtube e algumas músicas em novelas da Globo e Record. Com certeza você não se arrependerá de ouvir.

9- Ceceu Valença

Sim, o sobrenome pertence a este mesmo cara que você está pensando. O filho do mestre Alceu Valença já se aventurou tocando bateria e no teatro, e no final de 2017 lançou sua primeira música que, não tem como dizer, é a cara do pai (rs).

8- Paula Cavalciuk

Esta cantora de Sorocaba vem chamando atenção por onde passa. Com seu primeiro disco lançado em 2016, Paula Cavalciuk ganhou elogios até de Gilberto Gil. Nosso primeiro contato foi o vídeo-clipe da música “Morte e Vida Uterina”, uma belíssima animação que fala sutilmente sobre a puberdade feminina.

7- Primavera nos Dentes

É bem difícil algo que envolva Secos & Molhados não ser bom, quando entra a mão de Charles Gavin então. Pois este é o projeto Primavera nos Dentes, que conta com o ex-Titãs e outros diversos músicos veteranos da cena brasileira, que decidiram se juntar para tocar diversos clássicos do Secos & Molhados.

6- Tiê

Com uma carreira consolidada desde o final dos anos 2000, Tiê lançou o excelente disco Gaya, o quarto de sua carreira, que mistura MPB com pop de ótima qualidade. Para os que não conhecem, a cantora já fez algumas turnês pela Europa e participou de projetos com Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Dado Villa-Lobos, Tiago Iorc, Zélia Duncan, entre outros.

5- Agridoce

Para quem não conhece, Agridoce é um projeto paralelo da Pitty e do guitarrista Martin. Depois de terem lançado, em 2016, uma linda versão para o clássico Hallelujah, de Leonard Cohen, em 2017 eles lançaram mais uma bela versão para outro clássico, “La Javanaise”, de Serge Gainsbourg e que já fo interpretada por grandes como Iggy Pop, Madeleine Peyroux e Juliette Gréco.

4- Pato Fu

É quase impossível um trabalho do Pato Fu não ter destaque, mas em 2017 todos fomos agraciados com o excelente “Música de Brinquedo 2“, segunda parte do disco lançado em 2011, que foi gravado inteiramente com instrumentos de brinquedos.

3- Macaco Bong

Contrariando a massa, o Macaco Bong é uma banda ausente de vocal, e por incrível que pareça, é muito boa. A banda, que existe desde o inicio dos anos 2000 já é consolidada na cena brasileira, mas em 2017 mostrou mais uma vez seu enorme talento com seu mais novo trabalho “Deixa Quieto“, homenageando instrumentalmente e com novos arranjos o lendário disco do Nirvana, Nevermind.

2- Figueroas

Eu confesso que não conhecia esse fantástico duo de lambada. Figueroas é uma daquelas agradáveis surpresas que você ouve a primeira música e quer conhecer toda a discografia. Em 2017 foi lançado seu mais novo disco, “Swing Veneno” e o divertido clipe de “Boneca Selvagem”.

1- Armada

Foi difícil escolher, mas também inevitável não dar o troféu para o mais novo projeto dos integrantes do Blind Pigs, Armada. A nova banda, que ainda não lançou seu disco oficialmente, já disponibilizou algumas musicas no streaming e todas elas são impecáveis. O amadurecimento e as novas referências resultaram em maravilhosas músicas que viajam por Dropkick Murphys, Johnny Cash e até Sergio Reis, sendo que este último participou da canção “Próxima Estação”.