Mesmo que o cinema de massa esteja numa eterna crise de originalidade, a sétima arte ainda consegue nos surpreender com produções marcantes. A última delas, o fenômeno sul-coreano Parasita, que dominou as premiações de cinema e abocanhou o Oscar de melhor filme – feito inédito na história.

Refletindo sobre o tema, listamos os 10 filmes mais marcantes do século XXI. Lembrando que, quando falamos filmes marcantes, não estamos listando os melhores, mas sim, os mais icônicos, que caiu na boca do povo, que contribuiu para a cultura pop, que são e serão lembrados por décadas.

Confira!

 

10 – Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Difícil alguém não ter gostado desta obra. Além de estar sempre figurando na lista de melhores filmes do século, Brilho Eterno é um dos mais lembrados na hora de publicar um stories apaixonado ou reflexivo. Os laços e sentimentos mostrados pelo casal de protagonistas toca os mais frios corações.

 

9 – Vingadores – Ultimato

O filme mais rentável de todos os tempos não está na lista só por isso. A última jornada dos Vingadores (por enquanto) conseguiu se aproveitar de uma franquia que já não tinha mais como dar errado. O grande diferencial deste, que desbancou qualquer outro filme da Marvel de estar nesta lista, foi a épica batalha final. É inegável o quão emocionante é o momento em que os heróis ressurgem. O término da batalha, que a maioria sabe o que acontece, fecha com chave de ouro.

 

8 – Batman – O Cavaleiro das Trevas

Podemos resumir o motivo deste filme estar na lista em apenas uma palavra: Coringa! Obvio que o filme é um marco na história do cinema, trazendo o mundo de super-heróis para um mundo mais real. Mas a atuação de Heath Ledger como o palhaço do crime foi a grande responsável por todo este sucesso. Why so serious?

 

7 – A Pele que Habito

Naquela altura do campeonato Pedro Almodóvar já era um cineasta de prestigio, reconhecido mundialmente e premiado. Mas o lançamento de A Pele que Habito, em 2011, fez um barulho na indústria, tanto por ser o o primeiro filme de “terror” do cineasta, quanto por retomar a parceria com o astro Antonio Banderas após 22 anos. Seu icônico cartaz, até hoje, chama atenção pelas redes sociais que passa. O filme, bom, se você não assistiu, pare o que está fazendo e vai vê-lo agora!

 

6 – Cidade de Deus

Só filme americano o c$#%&*, tem filme brasileiro na lista també, p%$#@*.” Não, não é só porque sou brasileiro que estou colocando este filme na lista. Cidade de Deus é reconhecido internacionalmente e, também, sempre figura na lista de melhores do século. A cena da perseguição da galinha com sua brilhante conclusão se tornou célebre em todo o mundo. Aqui no Brasil, nem precisamos falar do Dadinho, né?

 

5 – O Lobo de Wall Street

Apontados por muitos como uma grande injustiça o Oscar não ter ido para Leonardo DiCaprio. O ator faz uma das melhores performances da sua carreira no aclamado longa de Martin Scorsese. E justamente sua atuação, curtindo a vida adoidado, regada a mulheres, drogas, dinheiro e bebidas, tornou este filme tão célebre e icônico. Seus momentos de festas e loucuras sempre figuram entre os memes mais famosos.

 

4 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Até hoje estudado sobre sua tonalidade de cores e direção de arte, Amélie Poulain fez um sucesso estrondoso no mundo na época de seu lançamento. Apesar da sinopse parecer clichê, ao assistir o filme você se encanta e se apaixona por cada cena e pela personagem interpretada competentemente por Audrey Tautou. Uma obra de arte do começo ao fim.

 

3 – Coringa

Dois Coringas na mesma lista? Pois é? Ta aí algo que (acho) a Marvel nunca terá, um vilão à altura do Coringa. O filme de 2019, interpretado brilhantemente por Joaquim Phoenix se tornou um marco. Primeiro a sua atuação, digna e merecedora de todos os prêmios que recebeu. Segundo por retratar como a “parte podre” da sociedade é tratada pela elite. E terceiro, por fazer um filme do universo de super-heróis sem ser um filme de super-herói. A cena da dança na escadaria e da entrevista no programa se tornaram icônicas e já têm seus lugares garantidos na história do cinema.

 

 

2 – Mad Max – A Estrada da Fúria

Uma produção problemática geralmente está fadada ao insucesso. Este não foi o caso do último Mad Max, que começou a ser planejado ainda com Mel Gibson, lá no final dos anos 90, e só foi lançado em 2015, após inúmeros problemas. A Estrada da Fúria ganhou os holofotes do mundo inteiro e é lembrado até hoje como uma obra-prima máxima do cinema. Sua direção de arte, sua naturalidade (o diretor tentou ao máximo fugir de efeitos digitais), as atuações, o cenário e figurino, tudo, absolutamente tudo, fazem este filme ser um dos mais aclamados do século XXI.

 

1 – Bastardos Inglórios

Foi difícil definir o 1º lugar (quase coloquei o Coringa no topo), mas é impossível não dar o ouro para o icônico Bastardos Inglórios, de Tarantino. Muitos criticarão, mas ainda acho este o melhor filme do cineasta, sem sombra de dúvidas. Bastardos Inglórios foi um ícone quando lançado, te prende do inicio ao fim, os personagens “secundários” se destacam tanto quanto os principais; obviamente, não são páreos para a magnífica atuação de Christoph Waltz, como o coronel Hans Landa, a carnificina proposta pelo diretor. Tudo funciona! Mesmo após 12 anos seu lançamento, o filme está na boca do povo. Com o atual governo do país, então, comparações não faltam.