Onze entre dez cariocas que fazem parte da cena criativa da cidade sabem: O Cluster ajuda a escrever a história das pequenas iniciativas culturais desde 2012. Em cinco anos, a plataforma ganhou novos formatos e saiu pela estrada para descobrir e fomentar talentos também de outras regiões do país, desbravando o mercado mesmo em tempos de crise.

Para celebrar a data de cinco anos, O Cluster realizará pela primeira vez um viradão cultural, no centro do Rio. Para isso, a plataforma ocupará nos dias 11 e 12 de novembro a Casa França Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com shows, mostras, DJ’s, performances artísticas, além dos expositores de moda, design, gastronomia e infantil.

Essa será a primeira vez também que O Cluster ocupará o CCBB, que receberá o Cine O Cluster, que exibirá filmes sobre moda, arte, música e gastronomia.

O Cluster, muito mais que um evento

O Cluster é uma plataforma onde oferece espaço para o intercâmbio de ideias, propostas e experiências dentro deste vasto universo de possibilidades. O principal objetivo é promover a troca entre os participantes da cadeia criativa com o público, fomentando a roda da economia no Rio de Janeiro e demais capitais.

Programação:

*Todos os eventos da edição de aniversário serão gratuitos.

A Casa França Brasil apresentará, das 13h às 21h, dos dias 11 e 12, expositores de moda, gastronomia, design, cerâmica, publicações e infantil.

No sábado, dia 11, a banda Mulheres de Buço, vencedora do Prêmio Espíritu Libre Novos Sons, subirá o palco instalado dentro da Casa, preparando o terreno para o “Viradão O Cluster”.

Além dos expositores, haverá a performance artística com a curadoria de Pedro Meyer no dia 12, domingo, onde o público será convidado a interagir com os artistas convidados para desenhar as performances enquanto estão sendo exibidas pelo espaço. Haverá também uma exposição com a retrospectiva d’ O Cluster, com fotos, vídeos e depoimentos.

Ao longo dos dois dias, as carrapetas serão comandadas pelos DJ’s Janot, Boca do Trombone, Feio & Horroroso e Cau Lopez, da festa SOMM, no sábado, dia 11, e pelos DJ’s Calbuque, Ícaro e Leo Torres, Ratón, Galalau e Nado Leal, no domingo, dia 12, além dos expositores de moda, gastronomia, design, cerâmica, publicações e infantil.

Expositores de moda: Par, Poch, Quaint, Clin, Fécula, BossaPack, Benedito, Óleos do Brasil, Mura, Saynalô, Carioqui, Estúdio Monteferro, Fabiana Zerbinatto, Lina Prades, Mate Lelo, Ramblas, Matter, Pina, Pano, Giu Stefano, Holly, Plástico Bolha Store, Anouk Bags.

Gastronomia: Tribo Gelatos, bolo doamor, Poke, Chef Xande, Tutto Nhoque, Suco Que Beleza!

Comidinhas pra levar: Mel Mandala, Avante Delícias, Gastropoema, Taberna Amazônia.

Cerâmica: Supernut Mararecords, Experimenta!, Vendo Coisas Lindas, Gaia Ateliê da Natureza, Origen.

Publicações: Nano Editora, Beatriz Quadros, Eu e As Imagens.

Já o Centro Cultural Banco do Brasil recebe pela primeira vez uma ocupação da plataforma. Para celebrar a data, o espaço receberá nos Cinemas 1 e 2, dos dias 11 e 12,  a 1ª Mostra Cine O Cluster. A mostra apresentará filmes que abordam moda, arte, música e gastronomia estimulando a discussão de temas atuais como empreendedorismo feminino, economia criativa, territórios urbanos e imigração. Todas as sessões são seguidas por debate.

Já a festa em comemoração aos 5 anos, o “Viradão O Cluster”, acontecerá no sábado, dia 11, das 21h às 3h, no espaço em frente aos dois centros culturais. O viradão contará com os DJ’s da festa Moo, Diogo Reis e Badenov, e da festa Manie Dansante, com os DJ’s Tesfon e Andrei Yurievitch. A DJ Lili Prohmann também fará parte da programação.