(fonte NY Times)

Os filmes mais populares nem sempre são os que moldam a indústria, refletem os tempos ou alteram os termos do discurso cultural – para melhor ou para pior. Buscando não entrar no mérito político – social – técnico da coisa, o New York Times selecionou os 10 filmes mais influentes da década baseando-se na influência que os mesmos tiveram na cultura pop.

10 – Sniper Americano

De forte cunho político e bem patriota (somente para os americanos, é lógico), o novo clássico Sniper Americano, do mestre Clint Eastwood, conta a história do atirador Chris Kyle, um dos atiradores mais letais dos Estados Unidos com mais de 160 mortes confirmadas. O longa foi indicado a vários Oscar e dominou as bilheterias por um bom tempo. Uma das polêmicas sobre o filme é que ele falhou, subjetivamente, ao tentar ser anti-guerra.

 

9- Os Vingadores

O famoso MCU, nome dado à franquia Marvel nos cinemas, já se mostrou rentável desde o primeiro filme (Homem de Ferro – 2008). Mas foi com Os Vingadores, primeiro filme a reunir diversos super-heróis num universo compartilhado, que a Marvel mostrou que iria derrubar quem entrasse em seu caminho. Mesmo que a bilheteria não tenha sido a maior dos filmes, com toda certeza foi ele quem abriu as portas para isso.

 

8- Blackfish – Fúria Animal

Único documentário da lista, Fúria Animal deu um tapa na cara dos estabelecimentos que usam animais para entretenimento. Com imagens fortes, o filme explora a orca Tilikum desde a sua captura até a morte de 3 pessoas do parque aquático Sea World. A produção rodou o mundo em festivais e serviu, mesmo que indiretamente, para mostrar o sofrimento dos animais confinados.

 

7- Missão Madrinha de Casamento

Eleito uma das melhores comédias femininas de todos os tempos, a comédia de Paul Feig foi de grande relevância na cultura pop, tanto pela qualidade do filme, quanto por mudar um estereótipo sexista de que mulher não sabe fazer comédia. Não podemos deixar de mencionar a inesquecível cena da intoxicação alimentar. Se não assistiu, corre que vale a pena.

 

6- Frozen

Só pelo grudento refrão “Let it go, Let it gooo“, já poderíamos parar o texto por aqui, mas Frozen também marcou o poder do público feminino no cinema, e mostrou todo o poder de conto de fadas Disney para uma geração que, até então, não tinha vivenciado tal experiência.

 

5- Corra!

Um dos filmes mais “tapa na cara” dos últimos anos, Corra! conquistou o público e a crítica especializada por abordar o racismo de forma tão direta. Abocanhou o desejado Oscar de melhor roteiro original e concorreu a diversas outras categorias. O diretor Jordan Peele ganhou os holofotes e continua sua saga de escancarar o racismo através de seus filmes.

 

4- Jogos Vorazes – Em Chamas

O segundo filme da franquia Jogos Vorazes, além de ter cravado de vez Jennfier Lawrence como uma grande estrela do cinema, reafirmou o poder feminino nos cinemas (lançado em 2013, mesmo ano de “Frozen”). Conquistou também outras façanhas, como ser o primeiro filme dirigido por uma mulher a dominar as bilheterias por muitas semanas e mostrar uma guerreira como heroína, e não uma princesa.

 

3- Moonlight

Um romance gay entre dois negros. Só esta prévia já diz muito sobre o impacto que o filme causou em uma sociedade que ainda restam bilhões de conservadores. Nem precisamos falar dos vários prêmios que conquistou, como o Oscar de Melhor Filme, em 2017.

 

2- Okja

Okja não só ganhou destaque por criticar de maneira ferrenha a indústria alimentícia como também abriu o debate que filmes de streaming merecem ter os mesmos direitos que filmes lançados no cinema. A história da superporca e sua amiga inseparável vai te encantar.

 

1- Star Wars – O Despertar da Força

O ressurgimento da franquia mais famosa dos cinemas veio como um avalanche para os cinéfilos de plantão, ainda mais com o retorno de boa parte do elenco original e, também, por reafirmar o poder feminino nos cinemas com a protagonista Rey.

 

Menções Honrosas

Mad Max – Estrada da Fúria

Carol

Boyhood

Clube de Compra Dalas

A Árvore da Vida