Uma das  grandes paixões da vida é viajar. A sensação de conferir de perto aquele país ou cidade que você via em filmes, revistas e propagandas é impagável. É tão impagável que muitos lugares ganharam homenagens musicais. E quando ouvidas, parece que você volta no tempo e está viajando de novo.

Algumas destas homenagens se tornaram tão famosas, que as vezes é até difícil você visitar o local sem pensar e cantar na música que fala do mesmo.

Separamos uma lista de músicas que homenageiam lugares de todo o mundo. Se você já foi a algum dos locais abaixo, a chance de bater uma nostalgia será grande. Confira!

 

10- Empire State of Mind – Jay Z feat. Alicia Keys

Lançada em 2009, Empire State of Mind é considerada a música oficial de Nova York. Se você já foi pra NY, com certeza vai sentir saudades.

 

9- Rio 40º – Fernanda Abreu

Homenagem à cidade mais famosa do Brasil. Ao mesmo tempo que Fernanda Abreu retrata a cultura carioca, também retrata a loucura e o caos que é viver na cidade maravilhosa. Mas mesmo assim, continua sendo amada.

 

8- São Paulo – 365

Um hino do rock nacional, “São Paulo” foi lançada em 1986 e até hoje é uma das canções mais emblemáticas da cidade da garoa.

 

7- Viva Las Vegas – Elvis Presley

Uma das músicas mais icônicas de Elvis Presley, “Viva Las Vegas” foi originalmente escrita para o filme homônimo de 1964, após a saída do astro do exército. A música descreve o que é a cidade do pecado, falando sobre seus cassinos, festas e belas mulheres.

 

6- I Love Paris – Cole Porter (Frank Sinatra)

Esta homenagem à cidade Luz foi escrita por Cole Porter, mas ficou famosa na versão do mestre Frank Sinatra (versão abaixo). A música fala do quão apaixonante é Paris em qualquer época do ano.

 

5- São Paulo – Supla

Versão abrasileirada do clássico “Teenager Kicks“, do The Undertones, o icônico Supla fez a sua homenagem para Sampa num clipe que vale a pena ser assistido.

 

4- Aquele Abraço – Gilberto Gil

Concebida quando decidido o exílio do cantor, a faixa é considerada um “hino de despedida”, e menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro, além de uma referência velada ao lugar onde ficou preso na frase “alô, alô, Realengo”. Um marco da música brasileira.

 

3- Sampa – Caetano Veloso

Caetano narra sua experiência desde a chegada e o estranhamento em São Paulo, até a chegada tímida do pertencimento. O cantor faz um bom jogo de palavras e referências para ilustrar a diversidade que é Sampa e o quanto ao longo de sua história, a cidade abrigou – e continua por abrigar – muitos povos, culturas e sonhos.

 

2- Haiti – Arcade Fire

A letra mescla as línguas faladas no local, o inglês e o francês. A banda fala da opressão sofrida pela população local na ditadura. Líder da banda, Régine Chassagne, é filha de pais haitianos refugiados do país na época do ditador Duvalier, citado na música, que implantou um regime de terror na década de 60.

 

1- New York, New York – Frank Sinatra

Gravada em 1977 pela maravilhosa Liza Minelli, a canção é mais associada ao mestre Frank Sinatra, em versão gravada apenas 2 anos depois, mas esta, porém, que ficou eternizada em todos os nossos corações.

 

Espero que tenham gostado da lista. Caso lembrem de mais alguma música que fala de um determinado local, comentem no blog informando qual a música, que acrescentarei na lista.