O projeto Converse City Forests, da mesma marca criadora dos tênis All Star, tem a intenção de produzir 13 murais gigantes, que funcionam como árvores, em meio à 13 capitais pelo mundo.

A ideia surgiu a partir da descoberta da tinta fotocatalítica, uma tinta especial que usa a energia solar para ajudar a purificar o ar. O mesmo processo feito pelas árvores.

Em São Paulo, o artista Rimon Guimarães deixou a sua arte com a nova tinta.

Ao todo, o mural de São Paulo tem 777 m², e equivale ao plantio de 750 árvores. Seu trabalho é muito inspirado nos indígenas que viveram no Brasil. Para celebrar e destacar a importância das raízes culturais, Rimon  se uniu neste projeto à Nazura, outra artista de São Paulo.

“Pindorama” é o nome da obra e também era como os primeiros habitantes do Brasil chamavam a terra antes da chegada dos europeus. Ele mostra a terra, o vento, a água e o fogo, os quatro elementos que os índios adoravam. Além da cobra, do pássaro e do leopardo, considerados animais de poder.

Para Rimon

Este mural celebra a diversidade das tribos indígenas brasileiras originais e nossa flora e fauna distintas. Podemos aprender muito com essas pessoas sobre como nos conectar e viver em harmonia com a natureza.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Vídeo do processo de pintura da empena “Pindorama” de 777 metros quadrados no Largo do Arouche em São Paulo, esse nome remete ao Brasil antes da colonização, a onça simboliza a terra em q vivemos a consciência ambiental e a força, seu rabo é uma serpente trazendo o simbolismo do sub mundo, o subterrâneo, o que não vemos, o pássaro simboliza o ar, sendo um mensageiro do mundo material pro imaterial, a planta traz a ideia do processo da tinta de filtragem do ar que é parecido com a fotossíntese, a personagem foi inspirada na vestimenta feminina dos “Jurupixunas” e das pinturas faciais dos povos “Xicrins” e “Kayapós” . Esse mural foi pintado com uma tinta fotocatalítica que filtra o ar equivalente a mais ou menos 750 árvores, ele faz parte de uma ação global da @converse chamada #conversecityforests com 13 murais espalhados em 13 capitais no mundo . Agradeço a @dabba.ag pelo convite e a todos que participaram para que essa empena fosse realizada @vera.cultura @emi.cerveira @rosibelisariobelisario @loba_gi @lyanzr @socidasmackflay @acidletters @yan.waligora @peagamoreira @gentilizacao @faeldiogo @daterracultural @studiocurva @poucas_ideas_oss @joaoprendin @converse_br @afolego @vurbfilmes. Música : Trouble In The Water – Fela Soul. #pindorama #mural #muralism #conversecityforest #rimon #rimonguimaraes #artnow #arteurbana #tecnologiasustentável #artepublica #largodoarouche #saopaulo #minhocao #muralist #streetart #globalstreetart #streetartbrazil #brasil #streetarteverywhere#boysenknoxout

Uma publicação compartilhada por Rimon Guimarães (@rimonguimaraes) em