O cineasta William Friedkin, que dirigiu o filme “O exorcista”, morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos, em Los Angeles.

O último filme que ele dirigiu, “The Caine Mutiny Court-Mar”, está previsto para estrear no Festival de Veneza, que acontece a partir de 30 agosto. O ator principal do longa é Kiefer Sutherland, que ganhou fama internacional no seriado “24 horas”.

Juntamente com Peter Bogdanovich, Francis Ford Coppola e Hal Ashby, Friedkin, que nasceu em Chigado em 29 de agosto de 1935, foi um dos mais vibrantes diretores dos anos 1970. Ele entrou na indústria cinematográfica carregando uma experiência de documentários feitos para a televisão e se destacou nos gêneros de terror e thriler policial.

Um de seus principais filmes, “Operação França”, de 1971, estrelado por Gene Hackman e Roy Scheider, é uma obra de ficção que traduz bem seu estilo documental, com uma das cenas de perseguição de carros mais famosas do cinema. O longa de ação ganhou cinco Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor.