De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 88% dos moradores do Rio de Janeiro acreditam que o projeto da tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar, que pretende conectar o Morro do Pão de Açúcar ao Morro da Urca, aumentará o turismo na cidade. Para a grande maioria, 78%, essa atração pode contribuir para melhorar a imagem do Brasil como um destino turístico de qualidade internacional.

A pesquisa também revelou que 84% das pessoas concordam que uma tirolesa é um atrativo interessante para um local turístico. Embora a proposta da nova tirolesa ainda não seja conhecida por todos, no geral, dois em cada três entrevistados (67%) têm uma opinião positiva sobre o projeto, enquanto 21% permanecem neutros e apenas 11% têm uma opinião negativa.

Além disso, apesar das críticas contínuas feitas por grupos contrários à iniciativa, resultados semelhantes foram encontrados no grupo de 37% dos entrevistados que estão cientes da proposta, com 65% de opiniões positivas e 19% de opiniões neutras dominando esse subgrupo da pesquisa. Para efeito de comparação, no grupo que não tem conhecimento da proposta (62%), 69% das respostas foram positivas, enquanto 23% foram neutras e 8% foram negativas.

Quando questionados sobre o que lhes vem à mente ao ouvir falar de uma tirolesa no Rio de Janeiro, 40% das menções estão relacionadas à recreação e 18% a locais turísticos. Palavras como “diversão”, “turismo” e “aventura” foram algumas das mais mencionadas durante a pesquisa.

O Instituto Datafolha realizou 815 entrevistas presenciais na capital fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano, com moradores de 16 anos ou mais de todas as classes sociais. A margem de erro máxima para esta amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O objetivo da pesquisa foi analisar a opinião dos moradores do Rio sobre a implementação do projeto da tirolesa no Parque Bondinho Pão de Açúcar.