O mercado audiovisual brasileiro vive um período de transformação e expansão significativo. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, legislação que presta homenagem ao artista brasileiro, representa um marco importante para o setor. O incremento é de R$ 3,8 bilhões distribuídos entre os estados. O aporte deve impulsionar a produção cinematográfica e publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.

É, de fato, um boom para o segmento: depois de O Pagador de Promessas e Central do Brasil, apenas para citar duas grandes referências, as produções nacionais devem crescer 5% até 2025, segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC.

Nesse contexto promissor, a Semana ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), realizada em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e outras instituições, destaca-se como um evento de alta relevância no calendário do mercado audiovisual e cinematográfico brasileiro, já que promove o desenvolvimento e aprimoramento da indústria audiovisual brasileira. A edição deste ano reuniu profissionais, empresas e entusiastas do setor em um ambiente de conhecimentos, discussão de tendências e estabelecimento de parcerias estratégicas.

“O mercado de cinema trabalha com as soluções do maior nível de qualidade que se tem no mercado: entra produzindo conteúdo de altíssima qualidade e procura sempre soluções de última geração. Por isso, hoje, para você produzir um filme, é obrigatório trabalhar com produtos que se encaixem nos critérios das plataformas”, destaca Iúri Jainan, CEO da Viddium, startup que presta consultoria, assistência técnica e é revenda oficial multimarcas de equipamentos audiovisuais.

Presente na edição 2023 da Semana ABC, a empresa, expôs as últimas tendências para o mercado em produções, destacando equipamentos de ponta, produção em nuvem, monitoração sem fio e produções em 4k, que conferem qualidade e eficiência às produções cinematográficas.

A estreia e o desempenho de um papel ativo dentro da Semana ABC, um dos maiores do gênero, reforçam o compromisso da Viddium em fornecer recursos tecnológicos avançados e adaptáveis às necessidades específicas de cada empresa e para cada produção cinematográfica e audiovisual. Além disso, a empresa sinaliza apoio constante e contribuições ao mercado cinematográfico no Brasil.

“Leis que estruturem e fortaleçam o setor, como é o caso da [Lei] Paulo Gustavo, são vitais para o contínuo impulsionamento da produção audiovisual nacional”.

Por meio de soluções personalizadas e expertise em tecnologia audiovisual, como propósito a Viddium contribui na criação de projetos, auxiliando seus clientes a alcançarem seus objetivos criativos e comerciais, elevando a qualidade e o impacto das produções cinematográficas brasileiras. A marca coloca-se como parceira de uma indústria inovadora, que cresce, gera emprego e empolga dentro e fora da telona.

“Somos parceiros do mercado de cinema e estamos mostrando isso cada vez mais. Na Semana ABC, consolidamos esse valor por meio de nosso portfólio e firmando outras parcerias, com novas soluções para o mercado brasileiro”, sublinha Iuri.