A partir do dia 25 de janeiro de 2022, o prédio do MASP poderá ser observado também durante a noite, com a inauguração da iluminação externa do edifício, um dos ícones arquitetônicos da cidade de São Paulo. A data foi escolhida para homenagear a capital paulista, que neste dia completa 468 anos.

Patrocinado pelo Citi, o novo sistema de iluminação irá destacar a estrutura dos pórticos, sem interferência arquitetônica, por meio da instalação de luminárias de alta eficiência energética e iluminância adequada, fornecidas em módulos de LED, com potência entre 24 e 84 W por equipamento. O novo projeto possui drivers remotos instalados em local seguro, seguindo as normas vigentes, para evitar acidentes dentro dos espelhos d’água. O sistema também proporcionará um aumento da iluminação geral do vão livre.

INAUGURAÇÃO

O lançamento incluirá uma série de atividades. Por oferecimento do Citi, no dia da inauguração o acesso ao museu será gratuito, com horário de funcionamento estendido das 10h às 21h. No fim da tarde, a partir das 18h, as persianas da galeria do 2º segundo andar do museu, que normalmente permanecem fechadas para preservação das obras, serão abertas, o que raramente acontece. Assim, quem estiver no interior do prédio poderá apreciar a vista da região ao entardecer, e quem passar pela Avenida Paulista poderá ver obras expostas nos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi e que são uma das marcas características do MASP.