A esperança pode não vir do mar, nem das antenas de TV, mas os moradores do Complexo de Favelas da Maré a têm certa entre si.

É lá, no chamado chão mareense, que projetos culturais têm pipocado em meio à pandemia proporcionando aprendizado, crescimento, evidência profissional e geração de renda.

Realizados pela Corbelino Cultural através de incentivos da Lei Aldir Blanc, os primeiros dias de 2021 já contabilizam três projetos: “QUE BOCA NA CENA?”, “CINE COLETIVONA” e “OBRAS EM COMPANHIA”, todos com realização através do canal oficial do YouTube do Museu da Maré.

Confira a programação abaixo.

 

PROGRAMAÇÃO

→ 31 DE JANEIRO

Horário: 17h                

 

CINE COLETIVONA 

 

Sementes: Mulheres Pretas no Poder

Direção: Éthel Oliveira e Júlia Mariano

Brasil, 2020, 105′

Classificação indicativa – 14 anos

→ 02, 03 e 04 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Sessões da peça transmitidas ao vivo online em parceria com bibliotecas da rede da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A PALAVRA SOPRADA

Escrita e encenada por Vinicius Arneiro, o espetáculo é uma leitura-performance para ser especialmente ouvida. Ao eleger como ponto de partida a linguagem, o artista propõe ponderações sobre algumas variáveis da convivialidade humana e aborda o gesto da fala e da escrita como tecnologias, instrumentos primordiais na construção/negociação entre modos e mundos — numa força contrária à barbárie. Classificação Etária: 14 anos

→ 05 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Exibição da peça online seguida de conversa com equipe de criação mediada pela artista Eleonora Fabião, em encontro com o grupo de teatro Entre Lugares (Maré) e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

 

COLÔNIA

Com dramaturgia de Gustavo Colombini e direção de Vinicius Arneiro, a peça conferência idealizada pelo ator Renato Livera foi indicada ao prêmio APCA de Dramaturgia e foi destaque nos festivais internacionais como o FITEI, Festival de Curitiba, MIT SP, MIRADA, recebendo críticas de importantes jornais mundiais, como o britânico The Guardian, o brasileiro Folha de São Paulo e o Jornal de Notícias, de Portugal.

Classificação Etária: 14 anos

→ 06 de FEVEREIRO

Horário: 17h

Leitura da peça online seguida de conversa com equipe de criação mediada por Cláudia Rose, diretora do Museu da Maré, com fala convidada de Gizele Martins, jornalista e comunicadora comunitária mareense, em encontro com o grupo de teatro Entre Lugares (Maré) e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

 

ROSE

Uma merendeira de escola pública é a protagonista: Rose, que também cozinha na casa de família rica nos fins de semana. Com dramaturgia de Cecilia Ripoll e direção de Vinicius Arneiro, tem no elenco Ângela Câmara, Joice Marino, Márcio Machado, Natasha Corbelino e Thiago Catarino. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro em 2018 na categoria Melhor Autor e sua dramaturgia foi editada pela Cobogó.

Classificação Etária: 12 anos