Muitas pessoas visitam o Peru por suas atrações arqueológicas e naturais, principalmente a Montanha das Sete Cores e Machu Picchu. Mas o país ganhou mais uma atração para muitos turistas interessados em história: Apukunaq Tianan, também conhecida como “La morada de los dioses” ou A morada dos Deuses, em português.

A atração que tem como objetivo valorizar a cultura peruana e seus caráteres indenitários por meio da arte de esculpir.

O que é  Apukunaq Tianan?

A nova atração, A morada dos Deuses, consiste em um lugar com várias esculturas monumentais feitas diretamente nas rochas das montanhas pelo escultor peruano Michael de Titan em uma proposta de unir a arte à natureza.

Para o projeto do novo ponto turístico foram pensadas esculturas que variam entre 15 e 17 metros de altura esculpidas apenas com um cinzel e um martelo. O cinzel é um instrumento de corte manual que tem em uma ponta uma lâmina de metal precisa e na outra ponta um cabo reforçado de maneira, tudo para proporcionar mais precisão para as artes.

As esculturas são representações de deuses, por isso o nome “A morada dos deuses”. Entre elas está uma representação de um deus andino de nome Huiracocha e a deusa inca Mãe Terra, Pachamama. Também há uma escultura que representa parte da trilogia inca de animais sagrados, uma cabeça de puma e ainda o rosto do último monarca do estado Neo-Inca, o precursor indígena da independência do Peru, Túpac Amaru.

 

 

Onde fica a atração?

Para quem está de passeio em Cusco, vale a pena a visita. A atração fica apenas a 20 minutos do centro da cidade de Cusco, no distrito de Poroy.