Considerado o Oscar dos fotógrafos de parto, o concurso internacional 2023 Birth Photography Image Competition anunciou os vencedores de sua 13ª edição na última quinta-feira (30).

Entre os premiados estão duas brasileiras: as fotógrafas Paula Beltrão e Karoline Saadi. O intuito da competição é celebrar a beleza da fotografia de parto, como a saída do bebê, que pode surpreender a todos e chegar empelicado, ou mesmo o primeiro abraço e aconchego que os pais dão para o filho logo após o nascimento. Momentos que ficam para sempre na memória das famílias.

O prêmio é realizado pela International Association of Professional Birth Photographers (IAPBP) — uma das mais respeitadas associação de fotografia de partos do mundo. No total, a entidade tem mais de 1.100 membros, em 52 países. No concurso, há a premiação das fotos escolhidas pelos jurados e também pelos membros da entidade.

Além da melhor foto geral, os profissionais competem em quatro principais categorias: detalhe de nascimento, parto, nascimento, pós-parto e, por fim, há a categoria destinada para registrar bebês que não sobreviveram. O concurso também tem subcategorias como melhor foto em preto em branco de parto, que foi a que Karoline Saadi venceu. Confira os vencedores abaixo.

MELHOR FOTO GERAL

 

MELHOR FOTO DETALHE NO NASCIMENTO

MELHOR FOTO TRABALHO DE PARTO

 

MELHOR FOTO DE PARTO (SAÍDA DO BEBÊ)

 

MELHOR FOTO PÓS-PARTO

 

MELHOR FOTO PERDA DE UM BEBÊ