Logicamente, é normal que em uma banda o vocalista seja o principal membro; o que chama mais atenção, o mais famoso, o mais bonito, o mais polêmico. Afinal, o vocalista é o cartão de visita de uma banda, que fica à frente no palco e que será o mais cobrado, caso erre no show. O vocalista é tão importante que, em muitos casos, a banda acaba ou não faz o mesmo sucesso que antes, quando ele abandona o barco.

Porém, não podemos esquecer de casos que, por mais que o vocalista seja o mais famoso, ele tem uma grande sombra para dividir a responsabilidade do grupo e que, provavelmente, se os outros integrantes saíssem, com certeza a banda não teria mais o mesmo gás. Ora pela fama, ora pela simpatia, ora pelas polêmicas ou pelo talento musical do “coadjuvante”.

O que seria do Red Hot Chili Peppers sem o baixo do Flea? Ou como ficaria o Rolling Stones sem as loucuras de Keith Richards? Será que o Bono Vox conseguiria levar o U2 sem os integrantes que estão desde o início? O Rage Against The Machine teria o mesmo impacto sem a guitarra de Tom Morello? O Geddy Lee iria sobreviver sem a pegada virtuosa do Neil Peart na batera?

Estes são poucos dos muitos exemplos que a união faz a força! Agora, vamos voltar ao título do texto.

Não é segredo pra ninguém que muitas bandas têm um dono. Em muitos casos, ela é levada apenas por este dono, que, na maioria das vezes, é o vocalista (não é regra – no Iron Maiden, por exemplo, o dono é o baixista Steve Harris). A rotatividade dos integrantes “coadjuvantes” é tão grande que só falta o grupo ter o nome próprio da pessoa.

São vários os motivos deste “egocentrismo”: ocorrem brigas e o dono “contrata” outros integrantes para substituir os antigos, em algumas situações o principal gosta da rotatividade para a banda ter uma pegada diferente no som, brigas nos tribunais ou, em alguns casos, a banda, de fato, só precisa de uma pessoa pra levar a responsa nas costas.

Abaixo você confere uma lista de bandas que são basicamente levadas por apenas uma pessoa e por diferentes motivos.

Antes, não deixe de ouvir a nossa playlist “Bandas de um só artista“. Confira!

Guns ‘n Roses

guns

Não tem como não começar com uma das bandas mais famosas do planeta. Depois da debandada da formação clássica no final dos anos 90, o egocêntrico Axl Rose já trocou algumas vezes os integrantes de sua banda. Claramente sem o mesmo alcance vocal e performance dos tempos áureos, Axl insiste em continuar com a banda que é acusada de ser um cover deles mesmo. Mas confesso que seria lindo ver a formação clássica em ação novamente, com Slash, Duff e Matt. Quem sabe um dia? (vale lembrar que o tecladista Dizzy Reed faz parte da atual formação)

Misfits

misfits

A lendária banda de horror punk, Misfits, já teve grande rotatividade de integrantes, passando pelos vocais, guitarra e bateria, entre eles Mark Ramone (Ramones) e Dez Cadena (Black Flag). Porém, o baixo e a banda pertencem apenas á Jerry Only, único integrante da formação original que assumiu os microfones e faz shows até hoje. Mesmo não sendo igual antes, a banda continua muito boa.

Nine Inch Nails

NIN

Representante mais famoso do rock industrial, o Nine Inch Nails foi formado nos anos 80 e até hoje, da formação original, só conta com o vocalista Trent Renzor. Mas o NIN é um caso a parte. No estúdio, Renzor chama músicos de sua confiança para a gravação das músicas e, para as turnês, chama outros, também de sua confiança. E é normal que estes mesmos se repetem, seja no estúdio e ao vivo e em diferentes turnês.

Os Mutantes

mutantes

Diferente dos outros exemplos, o remanescente de Os Mutantes não é exatamente quem os fãs gostariam. Sergio Dias é o único membro da formação original da banda e, até hoje faz shows, mas sempre trocando os músicos de apoio. Mas quem não gostaria de ver a rainha Rita Lee de volta nos vocais? Se viesse com Arnaldo Baptista (também membro da formação original) de brinde, seria um dos melhores presentes para os amantes da música brasileira.

Distillers

distillerspublicitybW

Partindo para o lado mais underground, a extinta banda de punk rock Distillers sempre foi conhecida pela belíssima vocalista Brody Dalle. Em relação aos outros integrantes, sempre foram trocando desde a sua formação, no final dos anos 90 ao seu fim, em 2006. Para quem conhece, sabe que a banda pode até trocar de músicos durante o show, mas não tirem Brody do palco. E para quem não conhece, vale a pena ouvir. Uma excelente banda!

Smashing Pumpkins 11SmashingPumpkins12-1024x713

O Smashing Pumpkins é um caso relativamente recente de bandas de um artista só. Até o primeiro hiato, que aconteceu no ano 2000, a banda praticamente contou com os integrantes originais desde a sua formação, nos anos 80 (ocorreram apenas trocas temporárias e pontuais neste período). Ao anunciar seu retorno, em 2006, somente o vocalista Billy Corgan continua a frente até hoje. Em entrevista recente, já adiantou que os últimos integrantes não vão continuar por muito tempo, visando renovas a energia da banda. Vai entender?

Bon Jovi

bon-jovi-6

Aqui é um caso que nem todos vão concordar, já que o Bon Jovi ainda conta com grande parte da formação original e que eles fazem a diferença no grupo. Recentemente, o lendário guitarrista Richie Sambora deixou o grupo, mas não impediu que Jon Bon Jovi continuasse como se nada tivesse acontecido. É inegável também que a banda é totalmente lembrada pelo vocalista, já que até hoje, muitos ainda acham que Bon Jovi é o cantor, e não a banda completa.

Queens Of The Stone Age QOTSA

Até um tempo atrás, Queens Of The Stone Age não tinha apenas o vocalista Josh Homme como referência, tinha também o baixista Nick Oliveri, que tocou peladão no Rock In Rio III. Após demitir o estiloso baixista em 2004, Homme assumiu a braçadeira de capitão do QOTSA, se mostrou um músico multi talentoso e transformou a banda em uma das melhores dos últimos anos. Definitivamente, o Queens não seria nada sem Josh Homme. Porém, para os fãs, seria uma honra ver o carecão Oliveri tocando baixo novamente.

Foo Fighters

foo fighters

A maior banda do planeta nos tempos atuais também é um exemplo que provavelmente chegaria ao fim sem o multi-talentoso Dave Grohl. Quando formado, em 1995, muitos não acreditariam que o Foo Fighters se tornaria o fenômeno que é hoje e, muito menos que Grohl se mostraria um exímio frontman. O talento do músico é tanto que no primeiro disco da banda, ele quem gravou todos os instrumentos.

E você, lembra de mais alguma banda de um artista só?