De 1 a 31 de outubro, o Itaú Cultural apresenta em seu site a 6ª edição da Banca de Quadrinistas, realizada pelo segundo ano consecutivo em ambiente virtual. A mostra mantém a proposta de promover o encontro do público com autores de HQ, em especial os que atuam na cena independente brasileira.

Atividade complementar à Banca, no dia 4 de outubro (segunda-feira), às 18h, acontece o debate remoto Crítica de Quadrinhos: fundamentos e a cena atual brasileira. Com as participações do produtor de conteúdo Alexandre Linck, do jornalista e tradutor Érico Assis, e da pesquisadora Maria Clara Carneiro, o evento é transmitido no site da instituição e na página do YouTube www.youtube.com/itaucultural.

Assim como em 2020, o formato on-line da mostra reforça a adaptabilidade desta forma de expressão artística aos meios de comunicação digitais. Ainda, permite o contato dos leitores com trabalhos de artistas de diversas partes do país e respeitar limitações impostas pela pandemia da Covid19.

 

A Banca

Durante o mês, o site da instituição expõe o trabalho de cada um dos 20 artistas selecionados curatorialmente, cada um com diferentes estilos de traço e de temáticas. As publicações trazem suas biografias e HQs, além de informações sobre a classificação indicativa do material. Entre histórias e tiras, os temas apresentados por eles abordam questões como sexualidade, processos de autoaceitação, empatia, amizade, humor nonsense, contextos políticos e econômicos. Alguns dos autores selecionados para a mostra produzem HQs em duplas ou grupos.

 

6ª edição da Banca de Quadrinistas
De 1 a 31 de outubro

Online em https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/banca-quadrinistas-destaca-artistas-cena-independente

Classificação indicativa disponível em cada publicação do site