[texto de Paula Moraes]

Você já ouviu falar em neuromarketing?

Essa é uma ciência que estuda como explorar os sentidos para aumentar o sucesso e alcance das campanhas. Dentro dessa estratégia, estuda-se como os diferentes gatilhos sonoros, olfativos e visuais podem despertar emoções e gerar conexões com a marca, como é no caso da música.

Mesmo que de forma inconsciente, o consumidor é impactado pela presença de uma trilha sonora no conteúdo. 

Se a escolha for efetiva, pode ser a música o principal fator para gerar engajamento na campanha e levar o espectador a uma compra, por exemplo. Interessante, não é? Para explorar essa ferramenta poderosa de persuasão e emoção nos seus conteúdos, confira o quão importante é adicionar músicas nos vídeos.

 

Importância de produzir conteúdos de qualidade

O conteúdo que a sua marca está compartilhando diz muito sobre a autoridade que a sua empresa tem na área de atuação. Além de gerar aproximação com o público, publicar conteúdos de qualidade é uma forma de ser reconhecido como referência no segmento.

Para isso, é necessário estabelecer uma rotina de produção de conteúdo consistente e de qualidade. Não é a quantidade que trará bons frutos a partir da publicação dos conteúdos, mas sim o valor entregue aos consumidores.

Não sabe por onde começar? Que tal investir em um bom trabalho de busca por palavras-chaves?

Com ferramentas que ajudam na otimização em SEO, como o Uberssugest, é possível estudar quais são os conteúdos mais relevantes para o seu público-alvo. E a partir disso entender qual será o formato mais adequado, como no caso da produção de vídeos.

Música como grande estratégia para gerar engajamento e reconhecimento do público

A música é um elemento dentro das campanhas utilizado para aumentar a memorização e reconhecimento da marca como um gatilho emocional e inconsciente. Sem perceber, muitas vezes nos vemos cantarolando ou cantando a música de uma propaganda que vimos há tempos.

Isso acontece porque a música realmente atinge nosso cérebro de uma forma profunda, mesmo aquelas que são mais discretas e de fundo, inconscientemente estão moldando sua visão sobre um vídeo ou campanha. Seja um jingle original, uma música de pano de fundo ou um hit, existem diferentes formas de trabalhar a trilha sonora para melhorar o reconhecimento da marca.

Como escolher as músicas para o seu vídeo

A escolha e adequação do som em harmonia com as imagens faz toda a diferença para o sucesso do conteúdo. Veja quais são as etapas para adicionar músicas no seu vídeo.

#1 Defina o que você quer passar com o vídeo

Com o conteúdo do vídeo bem definido, escolha qual o tom ou emoção que você deseja transmitir com a trilha sonora. Em uma campanha mais emocionante, como para o Dia das Mães, busque músicas que expressam sentimentos como amor e carinho. Mas se for um vídeo ou uma campanha sobre promoções e vendas, busque músicas em que o tom seja mais para cima, que reflita uma energia positiva e animação.

#2 Escolha a música

Com a intenção do vídeo definida, agora é hora de pesquisar a música ideal.

Para isso, existem diversos caminhos como o uso de jingles, músicas conhecidas de artistas famosos e as trilhas sonoras gratuitas em bibliotecas de áudio. O próprio Youtube disponibiliza essa ferramenta. Um cuidado importante aqui é estar ciente sobre os direitos autorais das músicas (Lei Nº 9.610 de 19/02/1998), que exigem autorização para uso para fins comerciais.

Para não ter problemas, um dos caminhos mais seguros é o uso das bibliotecas gratuitas. Além de não ter um custo adicional, há uma grande variedade de sons para explorar em seu vídeo.

#3 Construa uma harmonia entre o vídeo e o conteúdo

A música deve ser utilizada para deixar o vídeo mais atrativo e envolvente. Por isso, dependendo da construção das cenas, mesmo com a música ideal o resultado pode não ser tão efetivo.

A música deve estar como pano de fundo ou como protagonista? Devo utilizar a música durante todo o vídeo ou somente no ápice da campanha? A escolha está realmente transmitindo a mensagem que eu quero passar? Tenha algumas questões como essas em mente na hora da montagem. 

#4 Cuidado com o volume do áudio

Independente da escolha musical, se o volume ou qualidade do som não estiverem adequados, a mensagem será prejudicada. Evite ruídos na comunicação e veja se a trilha sonora está encaixando perfeitamente no conteúdo e no volume adequado. Afinal, você não quer deixar o espectador desconfortável, não é?

 

#5 Escolha um bom editor de vídeos

Por fim, para deixar seu vídeo bem editado e profissional, escolha um bom editor de vídeosAtualmente, são várias as ferramentas disponíveis que permitem a criação e edição de vídeos de forma descomplicada e que mantém a boa qualidade de vídeos profissionais. A edição chamativa e envolvente retém a atenção do espectador e promove que ele assista o conteúdo até o final. 

 

Conclusão

Além de bons serviços e produtos, as empresas também estão buscando engajar e aproximar os clientes com a produção de conteúdo de qualidade.

Essa é uma forma de construir autoridade e ser referência em seu próprio nicho. Para alcançar esses consumidores e possíveis clientes, apostar nos vídeos é fundamental.

A trilha sonora é um dos elementos de sucesso nos vídeos e que faz toda a diferença se bem trabalhado. 

Com esse passo a passo, teste as diferentes possibilidades na sua marca e conte para gente quais foram os resultados.