O desafio de realizar uma viagem perfeita começa quando não há planejamento. Para Diana Carvalho, especialista na área de turismo, CEO da Mundo4e e mentora de viajantes e profissionais do segmento, dá para fazer roteiros incríveis com uma reserva de 10 mil reais.

Este valor pode ser colocado como meta e ir juntando um pouco por mês: com cerca de 400 reais mensais dá para programar uma viagem a cada 2 anos com perfil 3 estrelas (em uma escala de 1 a 5). A primeira etapa para uma viagem se concretizar é traçar exatamente o que se pretende e os custos, para então começar a guardar esses valores e deixar as férias do sonho a cada vez mais próxima da realidade.

Para uma faixa de 10 mil por pessoa, por exemplo, Diana indica: Ushuaia (Argentina), Cuba, Portugal, Tailândia ou Marrakech (Marrocos). “Com 10 mil reais dá para pagar passagens aéreas, hospedagem e deslocamentos para uma pessoa nestes roteiros propostos. Saber disso ajuda a visualizar o quanto poupar por mês e, assim, tornar a viagem possível”.

Para Ushuaia, por exemplo, a dica é um roteiro de 7 dias entre os meses de novembro e março para curtir esse tão belo – e gelado – destino argentino.

Já na América Central, a indicação foi para 10 dias em Cuba, entre novembro e fevereiro, para explorar a capital Havana e outros destinos, como Viñales e Cienfuegos.

Na Europa, Diana destaca 7 dias em Portugal, nos meses de abril, maio, setembro ou outubro. A especialista indica Lisboa, Sintra, Cascais, Porto e Coimbra como paradas obrigatórias na programação.

Já na Ásia, 10 dias na Tailândia entre novembro e abril fazem parte da dica, com passagens por Bangkok, Krabi e Phi Phi Island.

Por fim, na África, a cidade marroquina de Marrakech é a sugestão para 5 dias, entre março e junho ou setembro e dezembro, para explorar essa tão bela cidade, seus palácios, jardins, cachoeiras e cultura.

Aliás, para preparar um planejamento muito antes do embarque, a especialista está perto do lançamento do seu mais novo curso, chamado R O T E I R O S. As aulas são voltadas para viajantes ou pessoas que trabalham ou atuam no setor, abordando desde a estruturação até a otimização da montagem de roteiros personalizados de viagem, por um melhor aproveitamento das experiências, inclusive economizando tempo e dinheiro.