O ano de 2019 costumava ser bem idealizado para o futuro, sendo escolhido por dois grandes filmes distópicos – Blade Runner (1982) e Akira (1988) – como cenário para suas visões hipermodernas das cidades ainda por vir.  Projetando 30 anos ou mais no futuro, esses filmes previam metrópoles cheias de neon e se elevando, onde prevalecem os interesses das empresas, governos corruptos e tecnologias super evoluídas.

Bem, 2019 acabou e estamos aqui vivenciando algumas situações que realmente aconteceram e outras que talvez nem aconteçam.

 

E agora que começou a década de 20? Como vai ser? De acordo com os filmes, podemos sentar e chorar.

Em Um Lugar Silencioso, que se passa exatamente em 2020, extraterrestres assassinos são atraídos pelo mínimo ruído. Em Highlander II – A Ressurreição, que se passa em 2024, um escudo que protege a Terra da radiação solar é atacado. Em V de Vingança, também em 2024, um governo totalitário controla o Reino Unido.

Voltando pra realidade, se o filme tem extraterrestres, autoritarismo, radiações solares, o que importa é o filme ser bom. E para começar a década bem, confira 10 excelentes filmes que se passam nos anos 2020.

 

10- Ghost in the Shell (2029)

Baseado no mangá lançado em 1989, o primeiro longa de Ghost in the Shell chegou aos cinemas em 1995 como animação. Na história a humanidade é super-avançada a ponto de acessar computadores com seus cyber-cérebros. O anime é tão aclamado que foi grande inspiração para o filme Matrix, tanto para o enredo quanto para o visual.

9- Repo Men – O Resgate de Orgãos (2025)

Um filme bem competente que não ganhou a projeção que deveria. Repo Men conta a história de um agente de uma empresa de transplante de órgãos com a função de perseguir clientes que não conseguem pagar, recuperando os órgãos de volta. A brasileira Alice Braga é a mocinha do filme.

8- Círculo de Fogo (2025)

Da mente criativa do excelente Guillermo Del Toro, Círculo de Fogo – que era pra se chamar Monstros do Pacífico (bem melhor) – conta a história de monstros gigantescos que saíram do fundo do mar causando destruições por todo o planeta. Os humanos desenvolvem gigantescos robôs para combate-los. Vale a diversão.

7- Logan (2029)

Para muitos, o melhor filme do universo X-Men. Logan mostra um Wolverine já no final da vida com sua “última missão” de salvar uma garotinha também mutante. Hugh Jackman entrega uma das melhores atuações de sua carreira num filme mais “humano” comparado aos cansativos filmes de super heróis que dominam os cinemas.

6- Missão: Marte (2020)

Outro filme injustamente criticado mas que tem o seu valor. Dirigido pelo mestre Brian De Palma, Missão: Marte explora uma equipe de resgate enviada a Marte para saber o que houve com outra equipe, cuja toda a tripulação foi morta misteriosamente.

5- O Exterminador do Futuro (2029)

Sim, todos nós sabemos que a segunda parte da famosa franquia é melhor, mas isso não tira a relevância do primeiro para a história do cinema. Será que as pessoas de 1984, ano de lançamento, ficaram com medos de serem mortos por caveiras robôs?

4- Uma Noite de Crime (2022)

Uma Noite de Crime está longe de ser um filme ruim, mas poderia ter sido muito melhor. Não vamos entrar neste mérito, mas sim, na mensagem. Na trama, com intuito de baixar a criminalidade do país, o governo permite uma madrugada do ano que qualquer crime que seja cometido não seja penalizado por lei. Uma forte crítica à elite que vê de camarote o caos se instalando.

3- Ela (2025)

Uma fotografia maravilhosa, uma atuação de gala de Joaquim Phoenix e uma situação inusitada. No filme, o triste escritor Theodore, recém-separado, se apaixona pela voz de um sistema-operacional que ele comprou. Samantha, o sistema, dá dicas a Theodore sobre como seguir a vida e se mostra uma máquina com sentimentos. Na época, muitos queriam que a bela Scarlett Johansson, responsável pela voz, fosse indicada ao Oscar. Mesmo sem aparecer no filme, seria uma indicação merecida.

2- Metrópolis (2026)

Um dos maiores clássicos da história do cinema merece estar nessa lista. A obra de Fritz Lang também da um tapa na cara ao mostrar Metrópolis, uma cidade que mantém a classe pobre trabalhando no subterrâneo da cidade enquanto a classe rica usufrui a vida na parte de cima. Em paralelo, um rico se apaixona por uma profeta da classe trabalhadora.

1- Filhos da Esperança (2027)

O primeiro lugar da lista vai para um dos melhores filmes dos últimos anos. Numa Londres caótica e num mundo onde não há mais a fertilidade natural há quase 20 anos, um ex ativista tenta salvar uma garota que milagrosamente ficou grávida. Definitivamente uma obra que já está marcada na história do cinema.