Dizem que Colonia del Sacramento é a Paraty do Uruguai. Vi semelhanças nas casas coloniais e ruas de pedra, mas Colonia é inegavelmente melhor que Paraty.

E o motivo é simples: é limpa, conservada, florida e sem miséria. Por mais que seja difícil admitir, pois amo o Brasil e todas suas peculiaridades, mas não somos bons em cuidar do nosso povo, dar valor à história e preservar patrimônios culturais.

Problemas brasileiros à parte, Colonia del Sacramento é um passeio obrigatório para quem estiver no Uruguai. Ela é fotogênica em cada cantinho, é rodeada de lugares charmosos para comer e beber, e, de quebra, tem a vista mais bonita para o Rio da Prata. Fomos em um dia especialmente lindo, de céu azul, sol forte e ventinho agradável. O sol refletia nas águas do rio e deixava ainda mais vibrante todas as cores da cidade.

 

Curiosidades Históricas:

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai e foi fundada em 1680 pelas tropas portuguesas de Manuel Lobo, então governador da capitania do Rio de Janeiro. Sua história é marcada por vários conflitos entre portugueses e espanhóis pelo domínio do Rio da Prata. A construção de Colonia foi a responsável por abrir o Rio de la Plata para o mundo, causando várias brigas entre as coroas e ficando conhecida, na época, como a “maçã da discórdia”.

 

Observações Gerais:

Se pretende fazer o bate volta para Colonia, partindo de Montevideo, nossa dica é: saia cedo para aproveitar o dia. Assim, você pode andar pela cidade de manhã, fazer uma pausa para o almoço e passar o resto da tarde deitado às margens tranquilas do rio.

Caso você opte por pernoitar, recomendamos o passeio de barco até Buenos Aires, na Argentina. A rota é operada em vários horários e feita por 3 companhias diferentes: Buquebus, Colonia Express e Seacat.

Veja também nossos posts sobre o Uruguai e Montevideo.

Confira algumas de nossas memórias por lá: