Até hoje não consigo entender o porquê, mas é um fato que muitas pessoas (muitas, não todas), não vão para pontos turísticos e culturais na cidade em que residem. Eu, sinceramente, achava que isso ocorresse só aqui no Brasil, mas não é bem assim. Morei uns meses em Nova York, e lá, pontos turísticos não faltam. Conversando com o dono do apartamento que morei, ele me disse que nunca nem cogitou subir no Empire State Building, nem no Top of the Rock (Rockfeller Center) e também nunca foi na Estátua da Liberdade. Detalhe que ele mora lá desde os 2 anos de idade.

Depois desta conversa, comecei a pensar sobre o assunto e comparar São Paulo com Nova York na parte turística e cultural. E em São Paulo, ao contrário do que muitos pensam, há muitos lugares pra se conhecer, muito mais do que a região da Avenida Paulista e do Parque do Ibirapuera.

Vou dividir esta publicação por partes. Na primeira parte, vou citar pontos sem segmentos específicos, posteriormente, vou publicar sobre parques e museus. Logicamente, vou citar alguns mais famosos como a Av. Paulista, mas com certeza, há muitos lugares que são tão bons quanto os mais famosos e são ótimas opções para visitar. Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook,TwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Não deixe também de conhecer os Parques e Praças e os Museus de Sampa!

AVENIDA PAULISTA

Paulista

Mesmo que a população inteira de São Paulo a conheça, não tem como não começar com um dos mais belos e famosos cartões postais da cidade. Mesmo sendo um centro financeiro, a Avenida Paulista é referência de cultura e entretenimento, e só de passar por ela, já vale a visita.

CATEDRAL DA SÉ

Catedral Sé

Você não precisa ser nenhum religioso para visitar a catedral, basta apenas ter simpatia por arquitetura. E nesse ponto, a catedral supera as expectativas.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Mosteiro São Bento

Outro lugar que você não precisa seguir religião para visitar. O Mosteiro de São Bento, localizado no Centro, também é uma ótima opção para visitar e apreciar a bela arquitetura.

ESTAÇÃO DA LUZ

Estação da Luz

Milhares de pessoas passam todos os dias pela Estação da Luz, mas poucos param para apreciar sua beleza. Mesmo sendo um ponto turístico bastante visitado por pessoas de fora, falta mais valor dos próprios cidadãos paulistas.

ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES (SALA SÃO PAULO)

Sala São Paulo

Localizada no Cento, a Estação Júlio Prestes, ou Sala São Paulo, é uma antiga estação ferroviária que se tornou uma das maiores salas de concertos da América Latina.

INSTITUTO BUTANTÃ

Butantan

Ótima opção para um passeio educativo, onde constam três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e também um belo parque. Vale muito a pena ir.

MERCADO MUNICIPAL

Mercadão

Com certeza, não é só o famoso pão com mortadela que vale a visita no Mercadão. Você encontra diversas opções gastronômicas, produtos com qualidade por preço acessível e ocasionalmente ocorrem cursos e palestras gourmet.

EDIFÍCIO ALTINO ARANTES (BANESPA)

Banespa

É o terceiro maior edifício de São Paulo e é aberto para visitação gratuita. O hall de entrada já merece destaque pelo gigantesco lustre de aproximadamente 13 metros. Mas nada se compara a vista do alto do prédio.

VALE DO ANHANGABAU

Anhagabau

Outro ponto que rende maravilhosas fotos e, também, pouca gente aprecia a beleza como deveria. Concentra muitos edifícios históricos com belíssimas arquiteturas.

VIADUTO SANTA IFIGÊNIA

Viaduto Santa Ifigênia

O viaduto apenas para pedestre, passa por cima do Vale do Anhangabau. A vista tanto passando pelo viaduto, ou passando por baixo, são lindas.

PONTE OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA (PONTE ESTAIADA)

Estaiada

Infelizmente não é possível andar a pé pela ponte (algo que a prefeitura poderia considerar), mas vale a pena passar de carro, principalmente a noite, para apreciar a vista de São Paulo.

ZOOLÓGICO / SIMBA SAFARI

Zoo SP

Outro lugar que muitos paulistas ainda não conhecem  e deveriam ir. O Zoológico e o Simba Safari são relativamente próximos um do outro, a diferença é que no Simba, alguns animais ficam soltos e é possível alimentá-los (alguns anos atrás, até os animais mais ferozes ficavam soltos). No Zoo, como todos os outros, os animais ficam presos. Mas mesmo assim, vale a pena a visita nos dois. Dica: no Simba Safari, pessoas de fora vendem comida para dar aos animais. Não comprem. Se forem comprar, comprem as que são vendidas dentro do local, pois as comidas são selecionadas e específicas para os animais.

TEATRO MUNICIPAL

Teatro Municipal

Eu nunca entrei, mas todos que eu conheço que já foram, falam que o Teatro Municipal é maravilhoso. Por fora já é possível apreciar a belíssima arquitetura que foi responsável por introduzir o Brasil no roteiro de grandes espetáculos mundiais. Nem que for pra passar na frente, vale muito a pena.

BECO DO GRAFITE

IMG_6504

O Beco do Grafite, ou Beco do Batman, é localizado na Vila Madalena (mais precisamente na rua Gonçalo Afonso (entrada com a rua Harmonia)) e é uma galeria de arte gratuita e a céu aberto. Diversos videoclipes e comerciais são gravados lá. Com toda certeza, é uma das mais belas manifestações de arte da cidade de São Paulo.

FEIRA DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO

Benedito Calixto

Desde 1987, a feirinha que ocorre na praça Benedito Calixto (todos os sábados, das 9h às 19h) é uma excelente opção para passar o dia, principalmente dias de sol. Na feira, há objetos antigos como móveis, vitrolas, discos de vinil, câmeras fotográficas, entre outros. Destaque para a parte gastronômica com comidas típicas de diversas regiões.

Espero que tenham gostado desta primeira parte. Sintam-se à vontade para acrescentar mais lugares, caso conheçam. Semana que vem postarei sobre praças e parques.