Continuando os posts sobre lugares turísticos e culturais em São Paulo, hoje vou mostrar alguns parques e praças da cidade. E é surpreendente o quanto de verde que é possível encontrar nas quatros zonas da cidade (logicamente não tanto quanto gostaríamos). Há lugares que poderiam ser construídos gigantescos parques com muito verde, para dar mais vida a cidade. Mas infelizmente, a prefeitura insiste em construir mais edifícios e deixar São Paulo ainda mais cinza e caótico.

Um destes lugares é próximo ao Viaduto Pompéia com a avenida Marquês de São Vicente, onde há um amplo espaço que poderia ser construído um belo parque, mas os stands lotados de corretores já está implantados no local. Outro lugar é na baixa rua Augusta, onde também há um amplo espaço (que atualmente é estacionamento) que a prefeitura já está planejando construir mais edifícios. Moradores já se mobilizaram e estão lutando para transformá-lo em um parque municipal. Vamos torcer para um final feliz.

Confira abaixo mais um roteiro de parqus e praças pela cidade e não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook,TwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Conheça também os principais museus e os principais pontos turísticos de São Paulo.

PARQUE DO IBIRAPUERA

Ibirapuera

O mais famoso parque da cidade e, com certeza, conhecido por grande parte da população. E não é pra menos; no parque constam diversas atrações culturais, belos monumentos, animais e aves, quadras, longas pistas para caminhada e corrida e, no natal, fica ainda mais lindo com milhares de luzes.

PARQUE VILLA LOBOS

Villa Lobos

Outro grande parque da cidade, localizado em Alto de Pinheiros, o Villa Lobos já foi palco de diversos eventos artísticos e culturais, como o Cirque Du Soleil, Holi – Festival das Cores, entre outros. Abriga muitas espécies de aves, possui diversas quadras, pistas e quiosques para piquenique (isso se você não preferir fazer o piquenique na grama, que também é uma boa pedida).

PARQUE ALFREDO VOLPI

Alfredo Volpi

Com mais de 140.000 m², o parque Alfredo Volpi é localizado na região do Morumbi. Caminhando pelas diversas trilhas do parque, podem ser vistas espécies de animais e plantas. No parque ainda constam três lagos alimentados por nascente natural.

PARQUE BURLE MARX

burle-marx

Projetado por Oscar Niemeyer, o Burle Marx é excelente para quem quer relaxar, pois no parque é proibida a entrada de bicicleta, patins, bolas e (infelizmente) animais domésticos. Independente de não poder entrar animais, o parque é lindo e vale a pena a visita.

PARQUE DA ACLIMAÇÃO

Aclimação

O Parque da Aclimação é localizado no bairro da Aclimação e é excelente opção de lazer com pistas, quadras poliesportivas, um belo lago e conta também com a biblioteca temática Meio Ambiente. Definitivamente, vale a pena ir.

PARQUE DA INDEPENDÊNCIA

Parque da Independência

É o jardim do Museu do Ipiranga. Palco de diversos eventos culturais, o parque da Independência é uma proposta um pouco diferente do que os outros parques, já que ele não tem pistas de corrida e nem quadras, e sim, um grande espaço com muito verde e apenas uma enorme pista em linha reta onde as pessoas caminham, andam de skate e levam seus animais de estimação para passearem. Destaque para o belíssimo monumento que retrata a proclamação da Independência.

PARQUE DO POVO

Parque do Povo

O Parque do Povo, localizado no Itaim Bibi, possui algumas propostas bem legais, como quadra poliesportivas com marcações paraolímpicas, aparelhos de ginástica para terceira idade e, grande parte das calçadas do parque foram construídas com restos de demolição.

PARQUE DA LUZ

Parque da Luz

É o parque mais antigo da cidade e é localizado bem em frente a estação da luz e próximo a Pinacoteca.  Popularmente chamado de Jardim da Luz, já que seu tamanho é bem inferior a outros parques da cidade.

PARQUE TRIANON

triannon

É o pulmão da Avenida Paulista, bem em frente ao MASP. O parque Trianon não é tão grande como outros parques, mas é excelente opção para caminhadas e também para respirar ar puro, já que o parque é repleto de grandes árvores.

PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Parque Ecológico do Tiet~e

Localizado nas margens da rodovia Ayrton Senna, o parque foi construído  em uma área de preservação ambiental e é excelente para quem mora na Zona Leste, que abriga quase 5 milhões de pessoas.

JARDIM BOTÂNICO

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Localizado na zona sul, o Jardim Botânico fica em uma área preservada da Mata Atlântica. Lá você encontra diversas espécies de pássaros, animais e plantas. A entrada ao jardim custa R$ 5, porém, vale a pena cada centavo gasto.

PRAÇA DA REPÚBLICA

Praça da República

Basta sair por qualquer um dos acessos do metrô República para apreciar esta bela praça no centro da cidade. É uma pena que ainda não seja tão segura para ficar a noite, mas durante o dia é um excelente passeio. A esperança é a última que morre.

PRAÇA POR DO SOL

Sobra 1001 maneiras bacanas de conhecer o Brasil 2010

Definitivamente é uma das vistas mais lindas da cidade. A praça Por-do-Sol, na Zona Oeste, fica em um ponto muito alto, possibilitando ver boa parte de São Paulo. Até hoje é locação ao céu aberto para gravações televisivas.

PRAÇA VINICIUS DE MORAES

Praça Vinicius de Moraes

Clara homenagem ao compositor e poeta Vinicius de Moraes, a praça, localizada na região do Morumbi é uma boa opção pra fazer exercícios com uma pista de 1,5 Km.

PRAÇA ROOSEVELT

Praça Roosevelt

Localizada entre a Rua Augusta e Consolação, a Praça Roosevelt passou por uma revitalização devido ao estado deprimente que se encontrava. Hoje, virou uma linda praça e é um excelente ponto de encontro, ora pra andar de skate, ora pra encontrar os amigos e apreciar a beleza do centro de SP.

PRAÇA DA SÉ

praça da sé

Uma curiosidade muito interessante: na praça da Sé encontra-se o monumento Marco Zero do município e, deste monumento, conta-se a distância de todas as rodovias do estado (valeu Wikipedia). Apesar do monumento, a praça é linda  e vale muito a pena a visita. Vale ressaltar que na praça consta a (já comentada no post anterior) Catedral da Sé.

Espero que tenham gostado de mais este roteiro turístico e ecológico da cidade de São Paulo. Com certeza, existem muito mais parques e praças, e quem souber de alguma, é só comentar no blog que eu acrescentarei.