Finalizando os posts sobre turismo e cultura em São Paulo, hoje vou citar os museus e pontos culturais da cidade. Estes pontos citados são lugares que as pessoas encontram cultura sem necessariamente estar em um museu, como a Pinacoteca. Assim como no post anterior, depois de uma boa pesquisa, não imaginava que há tantos lugares bons para conhecer.

Acredito que muitos dos lugares que vou citar abaixo, não são de conhecimento da maioria da população (posso estar enganado), e espero que com este roteiro, as pessoas não se limitem a ir apenas no MASP e Museu do Ipiranga, que com certeza, são os museus mais conhecidos da cidade. Leiam atentamente a descrição e o que cada lugar oferece. Tenho certeza que vocês vão gostar bastante e vão ficar até surpresos com a quantidade de lugares que você sequer imaginava que oferecia atividades tão legais.

Segue abaixo o último “roteiro” do Turismo e Cultura em São Paulo e não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook,TwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Conheça também parques e praças e principais pontos turísticos de São Paulo.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – MASP

MASP

Um dos mais famosos cartões postais da cidade e com acesso fácil (só descer na estação Trianon Masp, na Avenida Paulista), o MASP já chama atenção pela sua arquitetura. Possui acervo com mais de 8 mil peças e frequentemente ocorrem diversos eventos e exposições internacionais. Nas terças-feiras, o acesso ao museu é gratuito.

MUSEU DO IPIRANGA

Museu do Ipiranga

Um dos edifícios mais belos de SP. O Museu do Ipiranga, que pertence a Universidade de São Paulo, é um dos mais importantes da cidade e, a maioria do seu acervo, tem relação com a independência do Brasil. Após a visita, vale a pena passear pelo belo jardim do museu.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS

MIS

O MIS é um dos maiores centros de pesquisa de audiovisual do país e responsável por apresentar muitas exposições internacionais. Apesar de ser localizado em uma região muito nobre, os valores sempre são bem acessíveis. Outro ponto interessante, é que o MIS oferece diversos cursos voltados para audiovisual, com os preços, também, bem acessíveis.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

MAC

Localizado na Cidade Universitária, o MAC possui um acervo com mais de 10 mil obras, incluindo Picasso, Kandinsky, Miró, Tarsila do Amaral, entre muitos outros. Possui também uma importante coleção de obras especializada na Produção Ocidental no século XX.

MUSEU DA ARTE MODERNA – MAM

MAM

Projetado por Oscar Niemeyer, o MAM é localizado em outro belíssimo ponto turístico, o Parque do Ibirapuera. Foi o primeiro museu de Arte Moderna da América Latina e possui mais de 5 mil obras. O legal do MAM é a quantidade de eventos culturais que ocorrem no museu. Vale muito a pena visitar depois daquela cansativa caminhada.

MUSEU BRASILEIRO DA ESCULTURA – MUBE

MUBE

Localizado bem ao lado do MIS, o MUBE só existe graças aos moradores da região que se uniram para preservar o terreno, impedindo de construir um shopping no local. O museu tem como objetivo divulgar diversas artes, com destaque para esculturas e suportes tridimensionais.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Museu_da_Casa_Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, localizado na Av. Faria Lima, é um dos únicos museus do país destinados exclusivamente à arquitetura e design. Tem espaço externo com centenas de árvores e um restaurante com pratos brasileiros.

MUSEU DE ZOOLOGIA

Zoologia

Localizado bem próximo ao Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia (que pertence a Universidade de São Paulo) é uma excelente opção de passeio para adultos e crianças. Conta com animais empalhados de diversas espécies, réplicas de ossos de dinossauros e realiza muitas pesquisas relacionadas a zoologia. Vale muito a pena conhecer e o valor da entrada é bem acessíve.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Lingua Portuguesa

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa,está localizado bem no centro da cidade  Além de ser interativo, dedica-se à valorização e difusão do idioma português. A ideia é criar oportunidade para as pessoas descobrirem mais sobre as origens, a história e a evolução da língua portuguesa. O interessante, é que o público é formado por pessoas de todas as idades e classes sociais. Vale muito a pena a visita.

MUSEU DO FUTEBOL

A visitor walks past displays at the Soccer Museum in Sao Paulo

Para quem gosta (e quem não gosta) do esporte preferido dos brasileiros. O Museu do Futebol, que fica dentro do estádio do Pacaembu, é uma excelente dica para quem quer ter um dia descontraído. Você não precisa entender a fundo, nem ser amante de futebol para comparecer, já que o museu conta com diversos recursos interativos para atrair todos os visitantes.

MUSEU DA ARTE BRASILEIRA

MAB

Este é um dos museus que mais devia ser divulgado para os cidadãos. O MAB é dedicado exclusivamente a divulgar obras de artistas brasileiros (ou naturalizados). O museu é localizado na FAAP, no bairro Higienópolis, e conta com quase 3000 de artistas renomados e também de trabalhos acadêmicos que ganharam destaque.

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Memorial

Projetado por Oscar Niemeyer e localizado na Barra Funda, o Memorial é um centro de cultura, política e lazer. O espaço é composto por vários edifícios com grande destaque arquitetônico.  É um dos pontos culturais mais importantes da cidade e abriga diversos eventos culturais, exposições, palestras e debates.

CASA DAS ROSAS

Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um espaço público que muita gente já deve ter passado na frente, mas sequer pensou em entrar. Localizado no início da Avenida Paulista, este belo casarão antigo, é um espaço público que organiza saraus, exposições e é dedicado a poesia. Ao passar na frente, há uma placa informando todos os eventos que acontecem no local.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

CCBB

Mais um belíssimo edifício localizado bem no coração do centro. Funcionava como sede do Banco do Brasil até 2001, hoje o espaço exibe mostras de cinema, apresentações de dança e diversas exposições.

CENTRO DA CULTURA JUDAICA

Cultura Judaica

Você não precisa ser judeu para visitar este belo espaço, mas é válido ressaltar que é destinado à cultura judaica. Mesmo sendo específico de uma só religião, vale muito a pena conhecer o Centro da Cultura Judaica, já que lá, acontecem diversas exposições de artes plásticas e fotografia, mostras de cinema, apresentações de danças e peças teatrais. Para chegar lá, basta descer no metrô Sumaré.

ESTAÇÃO PINACOTECA

Pinacoteca

Localizado ao lado da Pinacoteca do estado e próximo a estação Julio Prestes, o edifício de 6 andares abriga diversas exposições temporárias com artes desenvolvidas pela própria Pinacoteca.

GALERIA DO ROCK

GALERIA DO ROCK – SÃO PAULO (SP) – 27.04.2010 – GERAL – GALERIA DO ROCK (GRANDES GALERIAS), NA AVENIDA SÃO JOÃO TEM LOJAS DE DISCOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS PARA VÁRIOS GÊNEROS DE PÚBLICO

Para entrar, é de graça, mas para sair mais feliz ainda, tem que gastar ao menos um pouco. A Galeria do Rock é o lugar mais conhecido dos rockeiros de SP, se não, do Brasil. São centenas de lojas exclusivas para vendas de CDs, DVDs, roupas, tatuagens e acessórios para todas as vertentes do rock.

INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Tomie Ohtake

O instituto foi projetado por Ryu Ohtake, filho da artista plástica japonesa (naturalizada brasileira) Tomie Ohtake. Localizado na região de Pinheiros, o instituto apresenta as mais diversas artes plásticas, atraindo leigos e profundos conhecedores de artes. Abriga exposições de fotos, videos, esculturas e pinturas. Vale muito a pena conhecer.

Espero que tenham gostado destes roteiros e que divulguem para o máximo de pessoas que conseguirem, inserindo mais arte na vida das pessoas. E novamente, caso lembrem de mais algum lugar, é só comentar no post que eu incluo na lista.

Para conferir os outros dois posts sobre turismo e cultura em SP, basta clicar aqui e aqui.