Todos sabemos que a única certeza da vida é a morte e é inevitável que uma hora ou outra, todos passaremos dessa para melhor.  Após a morte (ou melhor, antes da morte), há quem queira ser cremado ou, na maioria dos casos, preferem o tradicional sepultamento por diversos motivos e crenças.

Ao optar pelo sepultamento (no caso o defunto antes de virar defunto ou a família), é necessário escolher uma lápide ou um túmulo: a lápide é mais simples, no caso, apenas uma pedra ou um cimento com nome, data de nascimento / falecimento e mais uma frase, no máximo. O túmulo já é uma “construção” mais completa, com casas, estátuas, capelas.

IMG_1696

O Artescétera visitou um dos cemitérios mais famosos do mundo, o Perè-Lachaise, em Paris. A primeira vista parece estranho fazer um passeio em um cemitério, porém, o Perè-Lachaise é ponto turístico oficial da capital francesa e abriga túmulos de muitos famosos, como Jim Morrison (vocalista do The Doors), Edith Piaf, Oscar Wilde, Allan Kardec, Frédéric Chopin, entre outros, trazendo milhares de turistas todos os anos.

 

IMG_1702

Túmulo de Jim Morrison (The Doors)

IMG_1719

Túmulo de Edith Piaf 

Além dos famosos, o que também atraí a atenção dos visitantes são alguns túmulos  no mínimo diferentes espalhados pelo cemitério, onde muitos parecem ter saídos de filmes de terror, alguns com belíssima arquitetura, outros temáticos e muitos bizarros que não da pra entender o significado e nem o que a família do morto (ou o morto) pensou para mandar fazer tal coisa.

O curioso é que são trabalhos excelentes que, com certeza, precisaram de artistas bem competentes para fazê-los. São arquiteturas perfeitas dignas de serem apresentadas em qualquer museu e arrancar elogios dos amantes de arte. Se você tem viagem marcada para Paris, não deixe de visitar o cemitério, com certeza será um passeio diferente e curioso.

E para ingressarmos bem neste início do mês do Halloween, você vai conferir abaixo alguns dos bizarros túmulos presentes no Perè-Lachaise. Não deixe de acompanhar e seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.