Resultado de imagem para mad men

[texto de Gabriel Augusto]

Mad Men é uma série de publicidade, criada pelo roteirista Matthew Weiner e pela AMC, a mesma rede de televisão de Breaking Bad. A produção acontece nos anos 60, bem na era de ouro da publicidade, em Nova York.

Ela apresenta fatos relevantes e interessantes da época, além de questões que, infelizmente, ainda são atuais no mercado de trabalho.

Entenda os 5 motivos que fazem de Mad Men uma obra-prima:

 

1. Anti-herói Genial

Donald Draper é um dos protagonistas mais misteriosos e complexos da TV. O diretor de criação mais badalado de Nova York, vivido por Jon Hamm, vai fazer você amá-lo e odiá-lo a hora que ele bem entender.

Don é o personagem que muitos homens querem ser: bem sucedido, rico, bonito e ainda tem uma família linda. Seu vício por bebida e seu lado cafajeste dividem opiniões entre os fãs.

 

2. Mulheres Fortes

mad men film GIF

Sim. Mad Men é uma série sobre mulheres e como elas começaram a buscar seus direitos há muito tempo. Peggy Olson, interpretada por Elizabeth Moss, é nossos olhos dentro da série, uma vez que o primeiro episódio se passa no dia da estreia dela na agência fictícia Sterling Cooper.

Aos poucos – não só Peggy, mas outras personagens – lutam e se tornam um pouco mais independentes. Claro, na maioria das vezes, sofrendo muito com o machismo.

 

3. Personagens Controversos

A grande sacada da série, talvez, seja a falta de um mocinho e vilão. Como na vida real, todos nós temos defeitos e qualidades. Alguns com mais pontos negativos e outros com mais pontos positivos.

Por isso, durante a jornada, você vai concordar com certas atitudes de um personagem, mas também terá vários momentos de decepção com outros.

 

4. Cenário e Caracterização Perfeitos

Foi feito um trabalho impecável para adequar figurinos e cenários para retratar a época. Jane Bryant era a responsável pelos figurinos e hoje possui até linhas de roupas e sapatos. Com certeza, é uma das mais famosas figurinistas do mundo.

Mad Men consegue incluir no enredo acontecimentos históricos, como a ascensão do movimento hippie (Woodstock) e as mortes de Martin Luther King e John Kennedy. Isso faz com que você mergulhe de fato na série e sua época.

 

5. Publicidade de Verdade

mad men GIF

O processo criativo no desenvolvimento de campanhas também é retratado no seriado. O que deixa tudo ainda mais bacana é a presença de clientes famosos, como a Lucky Strike, Heinz e Kodak.

Abaixo um exemplo de uma campanha desenvolvida para a Kodak. O produto era uma espécie de slides de fotos e o cliente queria apresentar a inovação, sem passar o conceito de roda de fotos. Para ele, isso poderia remeter ao passado e não ao futuro.

Confira a solução genial dada por Donald Draper:

Mad Men é uma série que merece paciência, devido seu ritmo lento, mas, ao final de 7 temporadas, você vai perceber o quanto ela é genial por retratar, de maneira tão competente, a evolução dos personagens no decorrer do tempo.