[Texto de Gabriel Augusto]

Black Mirror usa de um futuro tecnológico, não tão distante, para criticar e escancarar os defeitos da sociedade atual.

Confira as 5 vezes que Black Mirror exemplificou perfeitamente a nossa realidade:

 

1) Quantas curtidas você vale? – Episódio Queda Livre (Nosedive)

Imagine um mundo onde todas as pessoas são avaliadas de 0 a 5 estrelas? É sobre isto que o primeiro episódio da terceira temporada trata. As pessoas são constantemente avaliadas, cada passo e interação. Quanto maior for sua média de estrelas, maior a chance de ser bem sucedido.

Não é muito diferente do mundo atual. Curtidas e seguidores podem revelar o quanto um estilo de vida é relevante. Ao perceber isso, as marcas apostam nos influenciadores digitais. Muitos nem são tão conhecidos, mas seus números gigantescos de alcance conseguem fazê-los lucrar (e muito!) com propagandas nas redes sociais.

 

 

2) Sociedade Sádica – Episódio Urso Branco (White Bear)

Tem coisa pior que acordar segunda-feira, às 6h da manhã? Tem! Acordar com diversas pessoas te perseguindo e gravando sua “fuga”. White Bear coloca o dedo na ferida e revela o quanto a punição é desejada pela nossa sociedade sádica e doente.

Bem parecido com assistir a um jornal policial, que informa sobre quase nada. No Brasil, a realidade é ter uma grade horária reservada com muitos crimes e sensacionalismo.

 

 

Resultado de imagem para metalhead black mirror gif

3) Os robôs vão dominar o mundo – Episódio Metalhead

Um inimigo robô sem pontos fracos é assustador. Ele faz tudo melhor que você, tudo mesmo. Por isso, tenso é a palavra que define o 5° episódio da última temporada.

A tecnologia e inteligência desses robôs já impressionam muito. Segundo o renomado cientista Stephen Hawking “o desenvolvimento da inteligência artificial total poderia significar o fim da raça humana”. Será?

 

 

Resultado de imagem para playtest black mirror gif

4) Realidade virtual agora sim é muito real –  Episódio Versão de Testes (Playtest)

Jogos de terror sempre fizeram muito sucesso. Agora, imagine um que lê seus pensamentos e medos, os coloca no jogo e faz de você o protagonista dentro de um cenário macabro.

Isso ainda está engatinhando, mas os óculos com realidade virtual já são vendidos a preços razoáveis para quem deseja esse entretenimento.

 

 

Resultado de imagem para hang the dj black mirror gif

5) Amor Líquido – Episódio Hang the DJ

Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, já dizia “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”. Encontrar o amor verdadeiro em tempos de muitas opções nos aplicativos de encontro é como achar um filme na Netflix. Tem tanta gente que você fica perdido.

Hang the DJ é um Tinder do futuro e parte da premissa que um casal pode saber, logo no primeiro encontro, quanto tempo o relacionamento terá de duração. Mesmo que a química não aconteça, é preciso cumprir aquele prazo morando sob o mesmo teto.

 

Esses são só alguns exemplos de como Black Mirror consegue extrair o que a nossa sociedade tem de pior. A série está em um seleto grupo de produções que toda pessoa deveria assistir.