Talvez muitos não concordem, mas há tempos a música não é mais a mesma, tanto a indústria fonográfica, quanto os próprios artistas, onde muitos se preocupam mais em seguir uma tendência e ganhar dinheiro ao fazer música de qualidade e com o coração. Ressaltando; muitos artistas, não todos.

Entrando na parte da tendência e do dinheiro, se tornou comum montar um “projeto paralelo” à banda original. O projeto paralelo nada mais é quando um ou vários artistas de diferentes bandas (ou da mesma) decidem montar uma banda digamos que secundária; sendo vários os motivos: explorar novos estilos musicais, respirar novos ares, ocupar o tempo devido as férias da banda principal, arrecadar uma graninha extra, etc.

concert-audience

Vale lembrar que, apesar desta moda estar mais comum nos dias de hoje, montar uma segunda banda já é uma prática que existe há algum tempo. Um dos grandes representantes do “projeto paralelo” no mundo da música é Mike Patton, vocal do Faith No More, que participou (ou participa) do Fantomas, Tomahawk, Peeping Tom, Mr. Bungle, entre outros.

Nota* Mike Patton já participava do Mr. Bungle antes de entrar no Faith No More, em meados dos anos 80.

2766789_ee37729241_o1

Essa moda virou mais frequente de uns tempos pra cá. Desconheço total o motivo, mas muitas bandas novas duram pouco e os artistas acabam se lançando em projetos paralelos; como é o caso de Jack White, que após o término do White Stripes se lançou em alguns projetos como The Raconteurs e Dead Wheater.

Em outros casos a banda não precisa necessariamente acabar, como foi o caso do Little Joy, que juntou integrantes do The Strokes e Los Hermanos. A cantora Pitty também se aventurou no projeto Agridoce,  com uma certa tendência folk. Outro caso mais recente de sucesso foi o Hollywood Vampires, que conta com lendas do rock como Alice Cooper, Joe Perry, Matt Sorum, Duff McKagan e o astro Johnny Depp.

hv

Na cena hardcore brasileira, também houveram muitos projetos. O Dead Fish com seu Projeto Peixe Morto; o Mukeka Di Rato com os projetos Merda e Os Pedrero, a banda Gloria surgiu de um projeto dos integrantes do Dance Of Days, entre muitos outros exemplos.

Mas um ponto que talvez muitos possam não concordar, é que dificilmente a banda secundária consegue superar a original. Afinal, pela lógica, o projeto paralelo é apenas um….projeto paralelo (rs). Porém, há quem conseguiu caprichar bastante no seu projeto que, em muitos casos, ele se equipara ou até ganha mais destaque que a principal.

Abaixo você vai conferir alguns dos projetos paralelos que com certeza vão ficar marcados na história da música, ora pelo sucesso que conseguiram atingir, pela originalidade, pela qualidade da música. Dê a sua opinião e não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais Facebook, TwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira também nossa playlist de Projetos Paralelos!

Infectious Grooves

Infectious Grooves

As Bandas: Sucidal Tendencies + Excel + Jane’s Addiction

O Infectious Grooves surgiu no inicio dos anos 90 com uma proposta de fazer rock pesado com funk americano e um humor escrachado. Mesmo que não chegue aos pés do Suicidal Tendencies em termos de popularidade e referência, o Infectious com certeza é uma das melhores bandas que surgiram os últimos 30 anos e poderia fazer muita diferença no cenário musical se melhor compreendida.

Audioslave

audioslave

As Bandas: Soundgarden + Rage Against The Machine

Talvez o Audioslave seja o projeto paralelo que mais fez sucesso em toda a história da música. Formada em 2001, a banda começou de maneira arrebatadora mesclando com maestria influências tanto do Soundgarden como do Rage Against, porém, por incrível que pareça, com uma originalidade imensa. A banda encerrou as atividades em 2007, mas até hoje, muitos clamam pela volta do projeto.

Probot

ca. 2004 --- Motorhead singer and bassist Lemmy (left) and singer Wino (right) work with Foo Fighters drummer Dave Grohl (center) on his heavy metal project, Probot. --- Image by © Dale May/Corbis Outline

As Bandas: Dave Grohl + bandas

O eterno baterista do Nirvana e vocal do Foo Fighters é um exímio trabalhador que não aguenta ficar parado e também já participou de muitos projetos. Um destes que mereceu grande destaque, tanto pela qualidade pela ousadia, foi o Probot, projeto relâmpago que partiu de Dave Grohl e contou com diversos nome do rock mundial, como Max Cavalera (Soufly), Lemmy Kilmister (Motorhead), Cronos (Venon), entre outros.

Velvet Revolver

 Velvet_Revolver_live_in_London_5_June_2007_04

As Bandas: Stone Temple Pilots + Guns ‘n Roses

Na minha humilde opinião, o Velvet Revolver foi a última grande banda que surgiu na história da música. Formado a partir dos integrantes do STP e do Guns, o VR surgiu chamando atenção de todos pela imensa qualidade, originalidade e intensidade das músicas, que causava nostalgia em todos diante da decadência debandas que surgiam na época, fugindo totalmente do novo rock alternativo dominante da época. Uma pena que não continuaram.

The Mars Volta

 Mars Volta

A Banda: At The Drive In

O The Mars Volta não é de conhecimento do grande público. Formado em 2001, a banda conseguiu atrair os holofotes do cenário alternativo pelo experimentalismo, mesclando hard rock, jazz, rock psicodélico, punk rock e música latina. Para quem não conhece, garanto que vale a pena a “vigem”.

Tribalistas

 tribalistas

As Bandas: Marisa Monte + Arnaldo Antunes + Carlinhos Brown

Tribalistas na verdade não é bem uma banda e nem um projeto paralelo; na verdade é um projeto, porém, um pouco diferente. Tribalistas na verdade é um álbum com colaboração conjunta dos músicos Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. O álbum foi um sucesso e vendeu até hoje mais de 2 milhões de cópias, fazendo sucesso também na Europa. Logicamente, ao falar Tribalistas vem em mente o trio, e não o álbum.

Eagles of Death Metal

 eagles-of-death-metal-501a7e367dd35

As Bandas: Queens Of The Stone Age + músicos

O EODM é um projeto paralelo do vocal do QOTSA, Josh Hommes com o vocalista Jesse Hughes. Para Hommes a banda é tão importante que ele já declarou que não considera um projeto paralelo, e sim, sua outra banda. Declarações a parte, o Eagles é uma banda conhecida e adorada pelos alternativos e que merece ser ouvida. Vale a pena.

 Temple of the Dog

 temple

As Bandas: Pearl Jam + Soundgarden

No início dos anos 90 na explosão do grunge, o Temple Of The Dog, projeto formado por músicos do Pearl Jam, Soundgarden, entre outros, conseguiu atingir um certo sucesso na época e até hoje tem sua principal música, Hunger Strike, tocada nas mais famosas rádios brasileiras. Aconselho a ouvir as outras músicas da banda, garanto que não vão se arrepender.