Muitas pessoas gostam de determinados cineastas por conta de características específicas, dom que nem todos possuem. Um dos maiores exemplos é Tim Burton, conhecido pelos seus filmes excêntricos e sombrios; Quentin Tarantino é conhecido pela sua direção crua e violenta; Wes Anderson ficou conhecido nos últimos anos pela sua simétrica e colorida fotografia.

Outro diretor que também é conhecido por algumas características próprias em seus filmes é Michel Gondry, cineasta francês que já dirigiu excelentes filmes, dentre eles um dos mais aclamados dos últimos anos, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

eternal-sunshine-of-the-spotless-mind

Das principais características de Gondry, com certeza a que mais se destaca são os truques que o cineasta usa para resultar imagens com movimentos rítmicos que não são comuns vindos de uma câmera. O diretor busca utilizar muito pouco de computação gráfica na pós-produção de seus trabalhos, deixando o trabalho mais “real”.

Mas antes de fazer filmes, Gondry dirigiu inúmeros videoclipes e também foi baterista de uma banda chamada Oui Oui. Porém, com o decorrer do tempo, ele foi se interessando mais pelo visual que a música podia transparecer do que por ela em si. E podemos dizer que ele se deu muito bem.

michelgondry_001

Do começo da carreira, nos anos 80, dirigindo videoclipes para bandas não tão conhecidas assim (entre elas, sua própria banda), hoje o cineasta tem no seu currículo clipes de nomes como Bjork, Foo Fighters, Chemical Brothers, The White Stripes, Rolling Stones, entre outros gigantes.

FILWAG02

E o post de hoje vai justamente falar da parte musical de Michel Gondry. O Artescétera selecionou os 10 melhores videoclipes dirigidos pelo cineasta. Confira abaixo, dê sua opinião e não deixe de seguir o blog nas redes sociais FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira também nossas playlist no Spotify com diversas músicas com clipes dirigidos por Michel Gondry!

10- L’Affaire Louis Trio – Il Y A Ceu

 9- Oui Oui – La Ville

 8- Etienne Daho – Les Voyages Immobiles

 7- IAM – Je Danse Le Mia

 6- Bjork – Army Of Me

 5- Massive Attack – Protection

4- Rolling Stones – Like A Rolling Stone

 3-The White Stripes – Feel In Love With A Girl

2- Gary Jules – Mad World

 1- Chemical Brothers – Let Forever Be