Antigamente, fazer um videoclipe era muito valorizado pelos músicos e pelo público. Ao ser anunciado que sairia um novo clipe de determinada banda ou artista, as pessoas ficavam plantadas em frente a TV esperando a estreia. A MTV americana até hoje realiza o Video Music Awards, evento que premia os melhores videoclipes do ano. No Brasil também existia e era sucesso de audiência garantido, mas com o desinteresse do público na indústria fonográfica de um modo geral, o evento deixou de existir há alguns anos.

2014-vmas-nominations

Com o desinteresse na música, consequentemente veio o desinteresse nos videoclipes. Hoje em dia até são produzidos muitos, mas não com o mesmo alcance e a mesma relevância dos tempos de outrora. Hoje as produções são mais simples, desvalorizadas, os espaços destinados não atingem o grande público e, quando atingem, sequer chegam perto do sucesso e do burburinho que faziam antes.

Para quem acompanhou a MTV nos anos 90, sabia o quão gostoso era conhecer sobre as histórias dos clipes. Quem não lembra o quão polêmico foi o vídeo de Like A Prayer, da Madonna? Ou quem não se apaixonou pelas caixinhas de leite do Coffee And TV, do Blur? Quem não ficou louco quando o Pearl Jam lançou o clipe do Do The Evolution? (para quem não sabe, o PJ não lançava videoclipes depois do primeiro disco) Quem não era apaixonado pela Alicia Silverstone que era figura carimbada nos clipes do Aerosmith (principalmente em Crazy, com a bela Liv Tyler)?

tumblr_muksf2vAYQ1seuw0ho1_500tumblr_lt6eqse1GC1qlq6jlo1_500

 

Dentre os diversos tipos de videoclipes que eram lançados, um dos que eram os mais legais e mais chamavam atenção era quando atores e/ ou modelos famosos participavam. Essa prática funcionou muito bem em vários casos, afinal, era sensacional ver um astro de Hollywood interagindo junto á banda. Quem não se lembra da clássica olhada de Arnold Schwarzenegger para Axl Rose no final do clipe You Could Be Mine? Não podemos esquecer também de atores que participaram de clipes antes da fama, que não são poucos casos.

Guns

O Artescétera selecionou os 10 melhores clipes onde famosos do cinema e do mundo da moda participam e que, sem eles, o vídeo não teria a mesma graça. Não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais  FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira nossa playlist “Clipes com famosos”:

10- Rolling Stones – Anybody Seen My Baby

Os dinossauros do Rolling Stones também já chamaram famosos para participar de seus clipes. Neste caso, vemos uma ainda não famosa e careca Angelina Jolie, andando de lingerie pelas ruas de Nova York. Excelente clipe para excelente música. Stones são Stones…sem mais.

9- Paralamas do Sucesso – Ela Disse Adeus

Na época do finado Video Music Brasil (VMB), o clipe da música Ela Disse Adeus, do Paralamas, foi um dos mais premiado de todos os tempos. E merecidamente, já que a extremante talentosa Fernanda Torres cumpriu bem o seu papel de protagonista.

8- Beastie Boys – Make Some Noise

Em 2011, o eterno Beastie Boys gravou um videoclipe que, se fosse em outros tempos, faria muito mais sucesso do que fez (o vídeo é considerado um dos melhores da última década). O clipe de Make Some Noise conta com diversos atores de uma nova geração do cinema mas que são extremamente conhecidos nos EUA, como Seth Rogen, Danny McBride, Elijah Wood, Will Ferrel, Orlando Bloom, Steve Buscemi, entre muitos outros.

7- Arcade Fire – Will Butler

Há pouco tempo, a banda de rock alternativo Arcade Fire lançou um belo videoclipe que bateu uma nostalgia nos tempos áureos de quem valoriza o vídeo. A protagonista do vídeo nada mais é que a bela Emma Stone, dançando e sensualizando para vários marinheiros em um grande navio. Excelente clipe.

6- Michael Jackson – Liberian Girl

Sobre este clipe, não da nem pra listar todos atores que participam, já que aqui aparecem ao menos umas 20 celebridades do cinema, como Steven Spielberg, Whoopi GoldbergJohn Travolta, entre muitos e muitos outros. Mesmo não sendo um dos mais famosos do rei do pop, vale a pena assistir.

5- Sonic Youth – Sunday

Uma das melhores bandas alternativas de todos os tempos lançou o clipe de 100%, que fez estrondoso sucesso na época. Mas foi no clipe de Sunday que eles recorreram ao eterno astro mirim Macaulay Culkin para estrelar o vídeo. Quanto a música, não preciso nem falar…maravilhosa.

4- Michael Jackson – In The Closet

Michael Jackson tem muitas histórias de videoclipes, mas um dos que mais causou polêmica foi o In The Closet, que foi banido em alguns países devido à dança mega sensual entre Michael e a maravilhosa Naomi Campbell.

3- Aerosmith – Crying / Crazy / Amazing

Qual cueca adolescente nos anos 90 não era apaixonado pela bela Alicia Silverstone? Pois é, rapazes…devemos isso aos grandes mestres do Aerosmith, que nos presenteou com 3 inesquecíveis vídeos protagonizados pela atriz, Crazy (também conta com a maravilhosa Liv Tyler), Crying e Amazing. E é por isso que eles merecem o terceiro lugar e você merece assistir os três clipes.

2- White Stripes – I Just Don’t Know What to Do With Myself

Ainda quando estava em atividade, o White Stripes lançou o clipe da música I Just Don’t Know What To Do With Myself, regravação da cantora Dusty Springfield, com a presença da linda modelo Kate Moss fazendo uma dança pra lá de sexy, resultando em um dos clipes mais sensuais e charmosos dos últimos anos. Merecido segundo lugar.

1- Fatboy Slim – Weapon of Choice

O primeiro lugar vai para Fatboy Slim, um dos maiores representantes mundiais da música eletrônica que sempre caprichou muito em seus vídeoclipes. Opinião pessoal, o clipe de Weapon Of Choice é um dos melhores clipes já produzidos, e muito deve-se a presença do excelente ator Christopher Walken. O clipe figurou (não sei se ainda figura) entre os mais influentes da história da música. Também não é para menos.