Em tempos onde se clama por música de mais qualidade e apoio dos veículos para divulgação, relembrar bons momentos da música brasileira não faz tão mal assim. Para quem está na casa dos 20 e poucos anos, logicamente viveu a última boa fase da música, em meados dos anos 2000, onde ainda a venda de discos era alta e artistas de todos os gêneros surgiam em abundância para o mainstream.

Em partes, a MTV foi uma das grandes responsáveis pelo boom da música nos últimos 30 anos; afinal, a emissora foi um berço para boa parte de muitos artistas consagrados que estão na ativa até hoje. Eram inúmeros programas que, além de reviver alguns esquecidos, também abriam portas para quem estava começando e precisava de espaço.

No final dos anos 80, a MTV iniciou um dos seus grandes projetos que se mantém até hoje, o MTV Unplugged – ou no caso da MTV Brasil, o Acústico MTV. O MTV Unplugged é uma série  criada pela emissora onde os artistas tocam suas músicas na versão acústica, onde os discos entram para discografia oficial dos mesmos.

nacionais 2

A MTV Brasil também tem méritos por trazer muitos músicos de volta ao estrelato. No ano de 2000, ela estreou a série MTV Ao Vivo, no caso, apresentações ao vivo, sem ser acústica, onde as bandas tocavam seus maiores sucessos. Os discos ao vivo também entravam para discografia oficial.

Uma exigência da MTV para realização da gravação era que o nome da série (MTV Ao Vivo / Acústico MTV) fosse o nome oficial do disco. Quando o Raimundos gravou o seu, eles queriam que o disco se chamasse Cantigas de Roda, porém, o pedido foi negado pela emissora, alegando que era uma regra utilizar o nome da série, diferenciando apenas para o nome de cada banda obviamente. Mas isso na verdade era um prato cheio para os artistas, já que o nome MTV atraía milhares de compradores e o disco era sucesso na certa.

MTV_Ao_Vivo_150e6_450x450

Para matar um pouco de saudades dessa época e também para enaltecer a música brasileira, o Artescétera selecionou os 10 melhores discos e/ou shows produzidos pela MTV Brasil, entre Acústicos e Ao Vivo, que marcaram época e foram grandes sucessos. Não deixe dar a sua opinião e não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira nossa playlist com os melhores da MTV Brasil!

10- Mtv Ao Vivo – RPM

rpm-2002

Gravado em 2002, o disco praticamente ressuscitou o RPM, banda liderada por Paulo Ricardo que foi uma das mais importantes dos anos 80. Além de ter sido sucesso de vendas e ter resgatado antigos sucessos, foi o primeiro registro em DVD da banda. Com certeza ficará marcado por muitos anos.

9- Mtv Ao Vivo – Tributo Legião Urbana

show-tributo-legio-urbana-c-wagner-moura-mtv--9851-MLB20022574156_122013-O

Aqui é um caso que pode não ter sido tanto sucesso assim, mas digamos que de forma injusta. Em 2012, os membros originais do Legião Urbana resolveram realizar um show tributo com o ator Wagner Moura nos vocais. Muitos criticaram Moura alegando que sua voz era ruim e desafinada. Porém, o que muitos não perceberam é que o próprio ator não quis alcançar Renato Russo, mas sim, realizar um show com fãs da banda apenas para matar saudade. Quem compareceu, adorou e ignorou as falhas de alguém que quis estar lá apenas para realizar um sonho como um fã. E também, foi um dos últimos show produzidos pela MTV que causou um barulho na cena brasileira. Vale ressaltar que a performance de Moura compensou as falhas, que poderiam ter sido ignoradas pelos críticos.

8- Mtv Ao Vivo – Ivete Sangalo

cd-ivete-sangalo-mtv-ao-vivo

A cantora baiana comemorou 10 anos de carreira presenteando os fãs com o álbum ao vivo produzido pela MTV, em 2004. Mas o que faz o álbum tão importante é o fato de ele ter sido até hoje o mais vendido produzido pela emissora, com mais de 2,6 milhões de cópias mundialmente, número que dificilmente será alcançado novamente.

7- Acústico Mtv – Roberto Carlos

499full-roberto-carlos-acustico-mtv-cover

Não tem como deixar o rei de fora dessa. Indo contrário ao público mais jovem da MTV na época, Roberto Carlos peitou a globo e foi lançar seu disco acústico em outra emissora. O disco não foi o maior sucesso do cantor, mas deu um fôlego para sua já bem sucedida carreira, alcançando um público bem diferente do usual.

6- Acústico Mtv – Cássia Eller

blumenews - acustico mtv cassia eller site

O último disco em vida de uma das intérpretes mais importantes da música brasileira. Cássia conseguiu explorar sua rouca e forte voz com a sutileza dos violões, fazendo o disco se tornar um enorme sucesso e um dos mais lembrados da histórias dos acústicos.

5- Acústico Mtv – Capital Inicial

capitalinicial-ac25c325basticomtv2528frente2529

O Capital Inicial fez grande sucesso nos anos 80 mas ficou um pouco escondido nos anos 90. O Acústico MTV da banda se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos e foi o ponto principal para a banda voltar aos holofotes como uma das principais bandas de rock nacional. Além do disco ter vendido mais de 1 milhão de cópias, foi um dos únicos que conseguiu emplacar diversos sucessos nas rádios.

4- Acústico Mtv – Kid Abelha

Kid_Abelha_E_Os_Aboboras_Selvagens-Acustico_MTV-Frontal

Para infelicidade de muitos, o Kid Abelha encerrou as atividades em abril de 2015, mas o que poucos sabem é que a banda, liderada pela bela Paula Toller, foi responsável pelo Acústico MTV mais vendido da história da emissora. Foram mais de 2 milhões de cópias vendidas somente no Brasil, ultrapassando o acústico do Titãs.

3- Acústico Mtv – Legião Urbana

acustico

O terceiro lugar vai para o acústico do Legião Urbana. Considerado um dos melhores da série “acústica”,  o disco vendou mais de 1 milhão de cópias, sendo 700 mil só na primeira semana. Outro ponto que faz o disco ser tão bom, foi a simplicidade que ele foi gravado, com apenas dois violões e percussão e mesmo assim, ficou com qualidade invejável.

2- Mtv Ao Vivo – Raimundos

mtv ao vivo raimundos

O segundo lugar pertence aos brasilienses do Raimundos, uma das mais importantes bandas de rock do país de todos os tempos. E não é pra menos. Foram com eles que a emissora estreou o MTV Ao Vivo, em 2000. Na época a banda estava em pleno auge e lotava shows por todo o Brasil. O disco, que conta com 40 músicas, vendou quase 700 mil cópias.

1- Acústico Mtv – Titãs

acustico-mtv-W320

O primeiro lugar não tem como não ser o acústico do Titãs. Primeiro que o disco é sensacional do começo ao fim devido aos belíssimos arranjos de todas as músicas, ele é considerado um dos discos mais importantes do rock nacional de todos os tempos, na época, foi o Acústico MTV mais vendido com quase 2 milhões de cópias e, por fim, a banda mostrou uma competência invejável ao transformar músicas pesadas em acústicas.