Hoje muito se fala em direitos iguais para homens e mulheres. Infelizmente é um tema que já deveria ter sido resolvido há muito tempo, mas, mesmo que muito já tenha melhorado, ainda há um longo caminho a percorrer.

No Oscar de 2015, a vencedora do prêmio de atriz coadjuvante, Patricia Arquette, discursou pelo salário igual dos homens. Em um mundo corporativo, o salário de uma mulher para o mesmo cargo de um homem, é bem menor. Estes são um dos poucos exemplos que mostram como a mulher ainda é inferiorizada na sociedade de hoje.

Como falado acima, é uma luta que ainda terão muitos capítulos, mas que estaremos sempre na torcida para que aconteça o melhor.

Partindo para o mundo musical, as mulheres já mostraram que são (e muito) poderosas e que contribuíram consideravelmente para a história da música. São mulheres que mostraram para os machos que elas podem ser tão boas ou até melhores que muitos machões de plantão.

cover

E para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Artescétera listou as 15 mulheres mais importantes do rock mundial. São cantoras que elevaram o status do gênero para o outro nível e mostraram que lugar de mulher não é na cozinha, e sim, nos palcos! Não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais FacebookTwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Confira também nossa playlist As Mulheres do Rock, no Spotify!

15- As Mercenárias

As_Mercenarias_-_divulgacao

Único integrante da lista que não é apenas uma mulher, mas sim um grupo, As Mercenárias é uma importante banda pós-punk / punk brasileira do inicio dos anos 80. Apesar de não serem conhecidas do grande público (injustamente), o grupo foi de grande importância para o cenário nacional. Lançou apenas dois discos de estúdio e o segundo, Trashland, foi eleito o melhor disco do ano pela finada Revista Bizz, em 1988. Uma curiosidade é que o guitarrista do Ira!, Edgar Scandurra, foi baterista da banda.

14- Amy Lee

amy lee

Confesso que não conheço muito sobre o Evanescence, mas é inegável o fenômeno que a banda se tornou quando estourou no inicio dos anos 2000 com a música Bring Me To Life. Graças ao Evanescence –  principalmente a sua vocalista, Amy Lee, o público passou a se interessar mais por algumas vertentes do metal e por música lírica. Na época, era normal ver muitas meninas com roupas góticas. Por que será?

13- Pitty

Pitty

Vindo de uma safra mais moderna, não poderíamos deixar a baiana Pitty de fora desta lista. A cantora surgiu no inicio dos anos 2000 e conquistou uma legião de fãs por todo o país. Pitty é uma das grandes artistas dos últimos anos que conseguiu emplacar diversos hits nas rádios, feito realizado por pouquíssimos artistas nacionais. Nem preciso dizer o talento que ela tem para fazer rock n’ roll.

12- Siouxie Sioux

Siouxie

Para quem não sabe, Siouxie Sioux é vocalista de uma das bandas pós-punk importantes da história, Siouxie And The Banshees. A cantora é considerada até hoje uma das artistas mais importantes da sua geração. Hoje vive em uma casa/fazenda na França e, em 2014, ouviu-se falar em uma reunião da banda, separados desde 1996. Causou um burburinho na imprensa mas não evoluiu.

11- Paula Toller

Paula Toller

Conhecida por sua beleza duradoura, Paula Toller liderou o Kid Abelha desde o seu inicio, em meados dos anos 80, até seu fim, em 2015. A banda foi um fenômeno nos anos 80 e tem o título de grupo com maiores hits radiofônicos do Brasil, com  mais de 30 músicas. Vale destacar que a banda vendeu quase 10 milhões de discos no país.

10- Shirley Manson

Shirley Manson

A frontwoman do Garbage é uma mulher que merece todo o respeito não só pelos amantes do rock, mas por todos. Além de ser maravilhosa, a escocesa também é totalmente engajada em diversas causas sociais; até já brigou com um rapaz do público de um show por estar agredindo outra mulher. Nem preciso falar do fato que o Garbage foi uma das bandas alternativas mais aclamadas dos anos 90.

9- Baby Consuelo

baby consuelo

Baby Consuelo, ou Baby do Brasil, já chama atenção por sua aparência e beleza exótica, foi esposa de um dos melhores guitarristas do Brasil e, por fim e mais importante, participou do grupo que tem o disco mais importante da história da música brasileira – Acabou Chorare, dos Novos Baianos. Para quem só conhece a Baby Consuelo pastora (ou não conhece nada sobre ela), vale muito a pena vasculhar seu passado musical entre os anos 60 e 70. Uma aula de música.

8- Brody Dalle

GUZ00505

Mais conhecida no cenário punk rock / hardcore, Dalle foi vocalista do The Distillers, excelente banda de punk rock americana que acabou em 2006. A bela vocalista cravou seu nome no cenário do rock independente, pois foi uma das poucas bandas com vocal feminino que conquistou um bom número de fãs. Até hoje o retorno do The Distillers é esperado por muitos. Hoje, Dalle é casada com ninguém menos que Josh Homme, do Queens Of The Stone Age – e no final dos anos 90, foi casada com outro astro do punk, Tim Armstrong, do Rancid.

7- Tarja Turunen

tarja turunen

Muito antes do Evanscence aparecer pra grande mídia, o Nightwish já era arroz de festa dos grandes festivais de heavy metal. O cartão de visitas era a vocalista Tarja Turunen, dona de uma poderosa voz lírica e que conquistou uma legião de fãs por todo o planeta. O Nightwish, junto com o Rammstein, é considerada a banda mais importante da Europa Continental. Tarja saiu da banda em 2005 – eles continuam na ativa, mas nunca repetiram o mesmo sucesso.

6- Joan Jett

joan jett

Primeiro ela fez sucesso na banda The Runaways, nos anos 70; depois fez mais sucesso ainda em sua carreira solo. Joan Jett é responsável por um dos maiores hinos do rock da história, I Love Rock ‘n Roll. A cantora é sempre citada como a Rainha do Rock, e não é para menos; vasculhe um pouco sobre sua carreira que você vai realmente chegar na seguinte conclusão: a mulher é muito foda!

5- Cássia Eller

cassia eller

Uma das maiores perdas da música brasileira. Cássia, diferente do que muitos pensam, não escrevia as músicas que cantava, mas por conta do seu talento ímpar e da sua incomparável voz, muitos artistas a procuravam para cantar suas músicas, fato que a tornou uma das maiores intérpretes do país. Os arranjos que fazia para as músicas eram maravilhosos, que iam desde o samba, passava pela MPB, até o rock mais pesado. Cássia faleceu no inicio dos anos 2000.

4- Patti Smith

patti smith

Aqui no Brasil, ela é mais conhecida pela música Because The Night, escrita em parceria com o boss Bruce Springsteen, mas mundialmente, Patti Smith é considerada uma das mulheres mais influentes da história do rock. Chamada de Poetisa do Punk, Patti também é ativista e levou para o rock um ideal mais feminista e intelectual.

3- Debbie Harry

Debbie-Harry-of-Blondie

Pensei muito para definir o terceiro lugar da lista e cheguei na conclusão que Debbie Harry merece o posto. Para quem não sabe, o Blondie foi um enorme sucesso mundial nos anos 70 e 80, emendaram muitos hits e, depois de um hiato, voltaram nos anos 90 arrebentando com a música Maria. Debbie também já foi coelhinha da Playboy e foi atriz em mais de 30 filmes.

2- Rita Lee

Rita-Lee

O segundo lugar vai para a nossa rainha Rita Lee, que até hoje conquista o coração de milhares de brasileiros, tanto por conta da sua simpatia, do seu ativismo em diversas causas e, principalmente, pelo seu eterno legado na música brasileira. Começou a carreira em Os Mutantes e, posteriormente, fez enorme sucesso em sua carreira solo. Diz a lenda que os integrantes de Os Mutantes insistiram muito que ela voltasse, mas ela recusou prontamente.

 

1- Janis Joplin

janis joplin

Não tem como o primeiro lugar ser para outra pessoa. Janis Joplin é e será para sempre a mulher mais importante da história do rock. Teve uma das vozes mais emblemáticas da música – isso entre homens e mulheres – e é referência mundial no rock e no blues. A cantora faz parte do seleto clube da Maldição dos 27, onde diversos músicos faleceram aos 27 anos, geralmente por consequência das drogas.

Menção Honrosa – Tina Turner

Tina Turner

Na verdade não é menção honrosa coisa nenhuma. Confesso que esqueci de listar a maior diva de todos os tempos. Uma heresia da minha parte – me perdoem. Tina Turner é considerada por muitos especialistas como uma das 10 maiores artistas de todos os tempos – entre homens e mulheres. A mulher vendeu mais de 200 milhões de discos pelo mundo, nos anos 80 era imbatível no quesito turnês e tem nada menos que 8 Grammys. Sem palavras pra descrever essa maravilha do mundo musical. Viva Tina Turner!