Uma paixão comum na vida de muitas pessoas é viajar, principalmente quando é um local bem marcante. A sensação de conferir de perto aquele país ou cidade que você via em filmes, revistas e propagandas é impagável. É tão impagável que muitos lugares ganharam homenagens musicais. E quando ouvidas, parece que você volta no tempo e está viajando de novo.

48325541

Algumas destas homenagens se tornaram tão famosas, que as vezes é até difícil você visitar o local sem pensar e cantar na música que fala do mesmo. Mas em muitos casos, as músicas não foram feitas por pessoas (ou artistas) que viajaram para determinado lugar, e sim, de pessoas que já moravam (ou ainda moram) na cidade (sim, geralmente as cidades são homenageadas, e não o país, rs).

E pensando (e sentindo) nestas sensações boas de viagem, separei uma lista de músicas que homenageiam várias cidades de todo o mundo (algumas repetidas). Se você já foi a algum dos locais abaixo, a chance de bater uma nostalgia será grande ao ouvir a música. Segue abaixo:

Empire State of Mind (Jay Z – Alicia Keys)

Lançada em 2009, Empire State of Mind é considerada hoje, a música oficial de Nova York. Um black de muito bom gosto. Se você já foi pra NY, com certeza vai sentir saudades.

Rio 40º (Fernanda Abreu)

Homenagem à cidade mais famosa do Brasil. Ao mesmo tempo que Fernanda Abreu retrata a cultura carioca, também retrata a loucura e o caos que é viver na cidade maravilhosa. Mas mesmo assim, continua sendo amada.

São Paulo (Inocentes)

Música muito boa da maravilhosa banda punk Inocentes, que fala da maior cidade do país destacando as famosas garoas.

Viva Las Vegas (Elvis Presley)

Viva Las Vegas é uma maravilhosa e animada musica que simplesmente descreve o que é a cidade do pecado, falando sobre seus cassinos, festas e belas mulheres. Já teve uma versão gravada pelo Dead Kennedys.

I Love Paris (Cole Porter)

Esta homenagem à cidade Luz foi escrita por Cole Porter, mas ficou famosa na versão do mestre Frank Sinatra (que é a que vou colocar abaixo). A música fala do quão apaixonante é Paris em qualquer época do ano.

São Paulo (Supla)

Homenagem do filho da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, Supla fez uma divertida homenagem a São Paulo. O clipe é mais engraçado ainda.

Aquele Abraço (Gilberto Gil)

Música feita na época da ditadura por Gilberto Gil e que fala, de uma maneira geral, sobre o cotidiano no Rio de Janeiro. Muitos dizem que o nome “Aquele Abraço” remete ao Cristo Redentor.

London Calling (The Clash)

Esta não é bem uma homenagem para Londres, mas sim, uma canção (excelente, por sinal) que é mais um chamado para revolução na época que o punk estourou no mundo nos anos 70.

Haiti (Arcade Fire)

Outra música que não é bem uma homenagem. O Arcade Fire fala sobre o medo e a opressão que o povo vive até hoje no local.

New York, New York (Frank Sinatra)

E para encerrar, uma das músicas mais clássicas de todos os tempos da história. Não precisa falar nada, basta apenas ouvir esta maravilhosa canção.

Espero que tenham gostado da lista. Caso lembrem de mais alguma música que fala de um determinado local, comentem no blog informando qual a música, que acrescentarei na lista.