De: 14/10/2017

Até: 15/10/2017

Horário: 12h00

Local: Espaço Cultural Porto Seguro

Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610 - Campos Elíseos, São Paulo

Entrada: Gratuito

Classificação: Livre


xilogravura

Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a editora Lote 42, apresenta a 2ª edição da Tinta fresca – experiências gráficas e feira de publicações, com entrada gratuita

 O evento conta com oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações, como tipografia, corte e dobra, carimbos, xilogravura, gravura em metal, encadernação, serigrafia e estêncil; uma feira com livros, zines, pôsteres e gravuras, além de shows e discotecagem. A maioria delas acontecerá livremente durante todo o período dos dois dias de evento, possibilitando que os interessados se aproximem e experimentem técnicas de produção gráfica. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.

Há ainda oficinas mais aprofundadas com 60 minutos de duração, agendadas em horários específicos durante o evento. Os participantes poderão levar para casa os resultados de suas experiências.

Os artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica, criaram uma série de imagens para as oficinas a partir de fotos e registros do bairro Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro. As imagens propostas para os carimbos, por exemplo, foram retiradas do desenho de gradis de portas e janelas de casas e prédios da região.

Uma programação musical foi especialmente preparada para os dois dias do evento. No sábado, acontece o encontro do cantor e compositor Luiz Gabriel Lopes com a cantora angolana Aline Frazão. Juntos pela primeira vez, sobem ao palco para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, de Aline Frazão, e Mana, de Luiz Gabriel Lopes) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros. 

No domingo é a vez da banda Ruspô  projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostrar ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software, dos álbuns Esses Patifes (2013) e Dourados (2016). Durante os dois dias, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.