Local: CCBB SP

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro, São Paulo

Quando: 01/02/2017

Entrada: R$10


A Vida Lá Fora: O Cinema de Jean Renoir” é uma retrospectiva sobre o cineasta francês Jean Renoir (1894-1979). A mostra acontece nas unidades do CCBB, em São Paulo (01 a 27 de fevereiro), Brasília (15/02 a 13/03) e Rio de Janeiro (01 a 27 de março). Ao longo de quatro semanas, serão exibidos 30 filmes do renomado diretor, bem como dois documentários sobre sua vida e obra.

Cine. Fotograma de la película 'La regla del juego', de Jean Renoir, 1939. Vertical

Cine. Fotograma de la película ‘La regla del juego’, de Jean Renoir, 1939. Vertical

“O maior cineasta do mundo? Pra mim, ele é francês e se chama Jean Renoir”. Foi o que disse ninguém menos que Charles Chaplin, e ele não estava sozinho. Renoir sempre atrai os superlativos, seja entre diretores, como François Truffaut e Glauber Rocha, seja entre críticos, como André Bazin e Inácio Araújo.

13SCOTT1-superJumbo

Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu uma sensibilidade visual e um apreço pela vida (tal como ela é vivida) digna de seu pai a uma enorme variedade de aventuras cinematográficas, entre os primeiros experimentos com a vanguarda, os filmes de pequenos e grandes orçamentos, o realismo, o cinema moderno e Hollywood. Sua carreira, longa e variada, estabelece um amplo leque de inovações tanto estéticas como narrativas, impondo desafios aos críticos-analíticos.

Confira a programação completa clicando aqui.