De: 30/11/2017

Até: 13/12/2017

Horário: 16h00

Local: Caixa Belas Artes

Endereço: Rua da Consolação, 2423 - São Paulo

Entrada: a partir de R$5

Classificação: Consultar Programação


A partir de novembro, o público brasileiro terá a chance de conferir uma retrospectiva completa da obra dos irmãos Maysles. A mostra IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR“ exibirá 30 filmes, entre curtas, médias e longas, e promoverá debate e masterclass, na Caixa Belas Artes, em São Paulo.

Pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 60 e 70,  Albert e David Maysles surgiram como uma revolução estilística no gênero. Apoiados principalmente nas novas técnicas disponíveis, eles propunham uma captação da realidade no seu estado mais puro, aproveitando do uso de uma câmera móvel no ombro e do som direto. O objetivo era retratar o mundo real como se a câmera não estivesse presente, criando uma liberdade para filmar que, até então, não se tinha. A partir desse método de fazer cinema, os irmãos Maysles realizaram mais de 40 documentários.

Além da exibição de filmes, a mostra discutirá o pensamento do Cinema Direto e suas implicações nas produções contemporâneas. O dramaturgo e escritor Jonathan B. Vogels dará a masterclass sobre a filmografia dos irmãos Maysles. Autor do livro The Direct Cinema of David and Albert Maysles, a maior publicação inteiramente dedicada à obra dos cineastas nos EUA, Vogels discutirá a trajetória da dupla e o Cinema Direto. Confira a programação abaixo.

30/11, quinta-feira

16h: Christo’s Valley Curtain (1974), 28′ + Christo in Paris (1990), 58′
18h30: The Gates (2007), 94′

1/12, sexta-feira

16h: Muhammad and Larry (1980), 27′ + Showman (1963), 53′
18h30: The Beales of Grey Gardens (2006), 90′

2/12, Sábado

16h: Masterclass Jonathan Vogels – “O duradouro legado dos irmãos Maysles”
23h30: Gimme Shelter (1970), 91′ – Exibição especial em 35mm

3/12, Domingo

16h: Grey Gardens (1976), 94′
18h30: Caixeiro-Viajante (1969), 90′

4/12, segunda-feira

16h: With love from Truman (1966), 29′ + Jessye Norman Sings Carmen (1989), 57′
18h30: Sessão de Curtas: Psychiatry in Russia (1955), 13′ +  Safari Ya Gari (1961), 10′ + Anastasia (1962), 8′ + Orson Welles in Spain (1963), 10’ + IBM: A Self Portrait (1964), 35′ + Cut Piece (1966), 8′ + Meet Marlon Brando (1966), 27′ + Russian Close-Up (1957), 33′

5/12, terça-feira

16h: Iris, uma vida de estilo (2014), 80′
18h30: What’s Happening! The Beatles in the Usa (1964), 70′

6/12, quarta-feira

16h: Horowitz Plays Mozart (1987), 50′ + Ozawa (1985), 56′
18h30: Accent on the Offbeat (1994), 56′ + Sally Gross – The Pleasure of Stillness (2007), 52′

7/12, quinta-feira

16h: Running Fence (1978), 57′ + Islands (1986), 56′
18h30: Umbrellas (1994), 81′

8/12, sexta-feira

16h: Vladimir Horowitz: The Last Romantic (1985), 88′
18h30: Soldiers of Music: Rostropovich Returns to Russia (1991), 88′

9/12, sábado

16h: Sessão de Curtas: Psychiatry in Russia (1955), 13′ +  Safari Ya Gari (1961), 10′ + Anastasia (1962), 8′ + Orson Welles in Spain (1963), 10’ + IBM: A Self Portrait (1964), 35′ + Cut Piece (1966), 8′ + Meet Marlon Brando (1966), 27′ + Russian Close-Up (1957), 33′
18h50: Grey Gardens (1976), 94′
23h30: What’s Happening! The Beatles in the Usa (1964), 70′

10/12, domingo

16h: Christo’s Valley Curtain (1974), 28′  + Christo In Paris (1990), 58′
18h30: Muhammad and Larry (1980), 27′ + Showman (1963), 53’

11/12, segunda-feira

16h: Accent on the Offbeat (1994), 56′ + Sally Gross – The Pleasure of Stillness (2007), 52’
18h30: The Beales Of Grey Gardens (2006), 90′

12/12, terça-feira

16h: Caixeiro-viajante (1969), 90′
18h30: Debate Nem moscas nem paredes: empatia e dramaticidade no cinema dos Irmãos Mayslescom João Moreira Salles e Patrícia Mourão, e  mediação de Felippe Mussel.

13/12, quarta-feira

16h: With love from Truman (1966), 29′ + Jessye Norman Sings Carmen (1989), 57′
18h30: Gimme Shelter (1970), 91′