De: 15/06/2017

Horário: 16h00

Local: Caixa Belas Artes

Endereço: Rua da Consolação, 2423 - São Paulo

Entrada: a partir de R$5


A Caixa Cultural Belas Artes apresenta “Bertrand Blier e a Comédia como Provocação”, uma homenagem ao diretor Bertrand Blier que será realizada no Cine Caixa Belas Artes em São Paulo, através de uma retrospectiva com cópias em 35mm e digital, de um  dos mais polêmicos e autorais realizadores da França. A mostra é uma grande oportunidade de resgatar um dos grandes nomes da comédia mundial que levou essa arte a um patamar artístico pouquíssimas vezes alcançado e que no Brasil ainda merece ser apreciado de maneira completa.

Bertrand Blier

O diretor de cinema Bertrand Blier é considerado por muitos um revolucionário solitário, ele usou boa parte de sua obra para dilacerar as hipocrisias da sociedade burguesa, especialmente nas atitudes em relação ao sexo. Lúcido, ácido, cínico e bem humorado, os filmes de Bertrand Blier são inestimáveis e resistentes ao tempo.

A mostra,  inédita no Brasil, consiste de 15 longas metragens feitos ao longo de uma carreira de 50 anos, que serão exibidos durante duas semanas e que contará também com um debate sobre o diretor, no dia 21 de junho com as presenças dos críticos Fernando Oriente e Luis Carlos Oliveira Júnior.

Bertrand Blier 2

Bertrand Blier foi grandemente influenciado pelo cinema de Luis Buñuel, recorrendo ao simbolismo e ao surrealismo para dizer o que pensa. O sucesso de seus filmes entre os críticos evidência sua originalidade cinematográfica e seu apelo de público é fruto da capacidade de capturar o espírito de seu tempo, tudo isso um testamento do gênio especial de Blier. Ele não foi apenas um ótimo realizador, Blier foi sempre um autor muito à frente de seu tempo e um dos artistas mais provocadores do cinema francês.

A mostra acontece até o dia 28 de junho. Confira a programação completa clicando aqui.