De: 28/01/2017

Até: 18/02/2017

Horário: 12h00 as 13h00

Local: Teatro Viradalata

Endereço: Rua Apinajés, 1387 – Perdizes - São Paulo

Entrada: R$40

Classificação: Livre


A peça Coração de Herói – O Musical, busca uma maneira de envolver crianças e adultos surdos e ouvintes no tema inclusão fazendo uso de poesia e arte. Com direção e dramaturgia de Liliane Zimermann, a montagem mostra dois irmãos dando asas à imaginação por meio de brincadeiras. Canções e texto são interpretados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelos próprios atores, de forma simultânea, garantindo a inclusão genuína.

 O espetáculo se passa no quarto de um menino, que vira cenário de uma grande e bela aventura como acontece no imaginário criativo das crianças. Os brinquedos tomam vida a partir das músicas ao vivo e os bonecos fazem parte de uma história cheia de diversão e valores, enquanto dois irmãos brincam despretensiosamente um com o outro. Em Coração de Herói, os irmãos apresentam o texto em português e os brinquedos fazem as vezes dos intérpretes de libras, ambos interagindo em cena.

 Liliane Zimermann diz que seu principal desafio como diretora foi como levar as duas línguas para o palco sem tornar o espetáculo longo e didático. “Tenho praticamente dois elencos em cena para dar conta. Nossa proposta é passar uma mensagem de acessibilidade e igualdade para os dois públicos simultaneamente, sem tornar a coisa toda muito didática ou massante, na qual crianças surdas e ouvintes sentarão uma do lado da outra e assistirão o mesmo espetáculo, sem perder nenhum detalhe, isso é inclusão”, conta a autora e diretora.

 Todas as músicas de Coração de Herói foram compostas especialmente para o espetáculo. Liliane e a compositora Danielle Andrade buscaram letras que trabalhassem além da diversão, a questão da educação e instrução do público. “Não queria o entreter por entreter; mas, sim, fazer arte com um propósito”, afirma Zimermann.