De: 05/07/2016

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SP

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Entrada: R$5

Classificação: Livre


O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a segunda edição do festival BUSTER – CINEMA INFANTO-JUVENIL”. Com uma programação de 36 filmes, serão exibidos curtas, longas-metragens e episódios para a TV, com ênfase em produções da Dinamarca, Suécia, Alemanha e Brasil. Esta edição brasileira do festival é realizada com apoio do Instituto Cultural da Dinamarca.

peixonauta_nova versão

Uma opção para os pequenos que ficam em São Paulo, durante as férias escolares, o festival reúne filmes para crianças a partir de 3 anos, com duração reduzida e atividades com recreadores. Estão programadas oficinas gratuitas de cinema para educadores e crianças. Todas os filmes para o público infantil são dublados ou sem diálogos (a exceção são as produções adolescentes, legendadas).

O grande destaque desse ano é a animação “Hannibal & Jerry“, da dupla de diretores Steen Rasmussen e Michael Wikke, clássico do cinema infantil dinamarquês que completa 20 anos em 2017; para a série sueca “Jazzoo“, exibida no Festival de Berlim, que combina o jazz do quinteto Oddjob com histórias de animais; e para a animação sueca “O Reino do Rei Pena“, inédita nos cinemas brasileiros.

A programação também inclui produções brasileiras, como as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo“, além da versão europeia de “Amazônia“, sem diálogos, nunca exibida no país.

A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.

O festival começa no Rio de Janeiro de 28 de junho a 16 de julho e depois segue para Brasília de 11 a 30 de julho. Em São Paulo vai de 5 a 24 de julho. Não perca!