Local: CCBB (SPP)

Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro, São Paulo

Quando: 05/05/2017

Entrada: a partir de R$5


Começou no dia 26 de abril a mostra “Aventura Antonioni“, uma retrospectiva completa do diretor, roteirista e produtor Michelangelo Antonioni (1912-2007),  no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo e Rio de Janeiro.

A mostra exibirá cópias em película 35 mm e em digital, com toda a obra de Antonioni, desde o início da carreira, com seus poucos vistos curtas-metragens documentários, até as colaborações finais com cineastas como Wim Wenders, Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai, passando pela fase mais conhecida, de obras-primas como a “trilogia da incomunicabilidade” (“A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse”); “Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida”, “Blow-Up – Depois Daquele Beijo”, “Zabriskie Point” e “Passageiro: Profissão: Repórter”.

Antonioni

Michelangelo Antonioni ajudou a definir o filme como uma arte moderna. E no entanto, seu cinema também é reconhecido por desafiar qualquer tipo de categorização fácil. A dificuldade de descrevê-los com precisão é a própria quintessência dos filmes do cineasta.

Além das sessões de cinema serão realizados debates e uma masterclass dia 17/05, às 19h, com o crítico italiano Adriano Aprà, oferecendo ao grande público uma oportunidade única de saber mais sobre a vida e entrar em contato com a obra desse grande artista. Em São Paulo o debate, que terá tradução simultânea em libras, acontece dia 04/05, às 19hs com a presença dos jornalistas Fernando Oriente e a Flávia Guerra.

A mostra encerra no dia 22 de maio.