De: 25/10/2016

Até: 06/11/2016

Local: Rio de Janeiro / São Paulo

Endereço: Rio de Janeiro / São Paulo

Classificação: Livre


24º ANIMA MUNDI COMEÇA EM OUTUBRO COM MAIS DE 400 FILMES,ATRAÇÕES GRATUITAS, CONVIDADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E NOVOS ESPAÇOS NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

Entre os dias 25 e 30 de outubro, mais de 400 curtas, seis longas, palestras, encontros e o Anima Forum vão, literalmente, animar o Museu de Arte Moderna (MAM), o Cine Odeon, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Livraria Cultura (Centro), a Maison de France, o Oi Futuro (Ipanema), o Crab, o Espaço Cultural BNDES e o Ponto Cine (Guadalupe). Em São Paulo, de 2 a 6 de novembro, o festival renovará a bem-sucedida parceria com a Cinemateca Brasileira e o Cine Belas Artes, além de acontecer no Circuito SPCine e de 15 CEU’s.

As tradicionais oficinas gratuitas do evento vão acontecer na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Chamado de Estúdio Aberto Petrobras, o projeto vai receber duas oficinas que ajudam a explicar – para crianças e adultos de todas as idades – técnicas usadas nos filmes de animação. As técnicas ensinadas serão as de stop-motion, com uma oficina de bonecos de massinha, e também pixilation, em que o próprio espectador pode ser personagem de sua história animada.

image002

Uma animada volta ao mundi

Mais de 400 filmes foram selecionados pelos quatro diretores e criadores do Anima Mundi, Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, que viram mais de 1600 trabalhos vindos de todo o mundo.

Longe de ser apenas uma mostra de filmes, o Anima Mundi mantém toda a disputada programação, com os Papos Animados (encontros com animadores convidados de todo o mundo) e as mesas e palestras do Anima Forum.

O homenageado brasileiro do ano será o animador Cesar Cabral, autor do premiado “Dossiê Rê Bordosa” e especialista em stop-motion. No próximo ano, ele lançará o seu primeiro longa-metragem. No Anima Mundi, vai falar sobre a construção de bonecos para filmes de animação, entre outros tópicos.

Convidados especiais

Além de Cesar Cabral, o Papo Animado vai receber as presenças do francês Marc Jousset – produtor de “O Menino da Floresta” e diretor de arte de “Persépolis” – e do alemão Jacob Frey, vencedor do Anima Mundi 2015 (Melhor Filme Infantil) com o curta ‘O Presente’.

Outra participação aguardada é a do americano Cassidy Curtis, diretor de animação do Google, que vem falar sobre o projeto Google Spotlight Stories, que consiste em criar uma realidade virtual em um filme interativo de animação em 360 graus. Cassidy participará ainda do LabSPcine compartilhando seu conhecimento com profissionais selecionados por sua experiência com realidade virtual.

As Sessões Petrobras vão dar a possibilidade de o público rever dois longas de animação brasileiros que chamaram a atenção recentemente: ‘O Menino e o Mundo’, de Alê Abreu, indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e vencedor do Festival de Annecy, e ‘Peixonauta’, baseado na série de sucesso homônima. As produções serão exibidas na Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro) e na Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira (São Paulo).

O Anima Mundi 2016 ainda terá muitas outras novidades. Fique por dentro das novidades acessando o site oficial do evento. Não perca!