Conforme o tempo vai passando, coisas vão se acabando. Mas nem tudo é assim. O cinema, por exemplo, está longe de deixar de existir. Pelo contrário, cada dia mais ele evolui; novas tecnologias surgem, recordes de bilheteria são quebrados, o mercado cresce cada vez mais (boa parte com qualidade duvidosa) e, mesmo que a pirataria e modos alternativos de ver um filme são cada vez mais acessíveis, muitos ainda preferem pagar o ingresso e curtir a sensação do escurinho do cinema.

O cinema pode estar evoluindo, mas muitos que fizeram parte do começo de sua trajetória, estão indo embora “aos muitos”. Lógico que não estou falando dos primórdios, onde tudo na verdade eram mais testes e experimentações, como irmãos Lumiere, Thomas Edison, Meliès, Edwin S. Porter, ou até mesmo dos artistas do cinema mudo (até final dos anos 20), como Chaplin, D.W. Griffith, Fritz Lang, etc (estes infelizmente não estão mais entre nós).  Estou falando de uma fase posterior, mas que logo mais completará 100 anos. Podemos dizer que falo da “época” dos Anos Dourados de Hollywood, ou seja, anos 30 e 40. Digo da época, porquê não me refiro apenas ao cinema americano.

trip-to-the-moon-air-axel-scoffier-color-melies-serge-bromberg

Navegando por matérias de cinema, me deparei com muitos atores desta época ainda vivos. Atores que estavam no auge ou começaram sua carreira entre os anos 30 e 50. Se parar pra pensar, muitos deles estão quase na casa dos 100 anos, e logo, assim como os artistas das primeiras gerações do cinema, enfrentarão a única certeza na vida.

Abaixo, vou compartilhar uma lista destes atores que ainda estão vivos. Nem todos (acho que a maioria) estão em atividade. Apenas para deixar claro, vou deixar de fora alguns atores da velha guarda e que ainda estão na boca do público, como Jack Nicholson, Clint Eastwood, Sean Connery, Peter Fonda, entre outros, já que estouraram depois dos anos 60. Conforme dito acima, vou centrar mais nos atores entre as décadas de 30 e 50. Confira abaixo a lista e sinta aquela nostalgia que você nunca sentiu, mas sabe exatamente como seria ao ver um filme naquela época:

Olivia De Havilland

Olivia_DeHavilland-2

Não tem como não começar com esta lenda. Olivia De Havilland começou sua carreira nos anos 30, e atuou num filme nada conhecido (só que não) chamado E o Vento Levou, de 1939. Hoje, com 98 anos, De Havilland vive em Paris.

Luise Rainer (falecida em 2014)

Luise Rainer

Luise Rainer não é muito conhecida hoje, mas seria uma tremenda ingratidão não lista-la aqui, já que esta talentosa atriz desbancou nada menos que Greta Garbo no Oscar de 1938. Outro mero detalhe, ela só tem 103 anos.

Jerry Lewis

Jerry Lewis

Para quem não sabe, Jerry Lewis é uma lenda da comédia. Junto com Dean Martin, fizeram uma dupla de enorme sucesso nos anos 50. Outra curiosidade para muitos, Lewis estrelou a versão original do filme O Professor Aloprado (1962), este mesmo que você assistiu com Eddie Murphy, de 1996.

Kirk Douglas

Kirk Douglas

Outro mestre que ainda está vivo, Kirk atuou em diversos clássicos como 20.000 Léguas Submarinas, Spartacus, A Montanha dos Sete Abutres, entre outros. O último trabalho do pai de Michael Douglas foi em Acontece nas Melhores Famílias, de 2003, onde atuou com o filho e o neto. Emociona toda vez que aparece em cena.

Eli Wallach (falecido em 2014)

Eli Wallach

Eli Wallach está com quase 100 anos e já atuou com os maiores astros do cinema, como Clark Gable, Marilyn Monroe, Steve MacQuenn e teve seu maior papel no faroeste do mestre Sergio Leone, Três Homens em Conflito. Recebeu o Oscar honorário em 2010 pela sua contribuição ao cinema. (faleceu no dia 24 de junho de 2014)

Doris Day

Doris Day

Doris Day despontou nos anos 50 e era conhecida como a “Eterna Virgem”, por sempre fazer papéis da mocinha linda e ingênua. Atuou no clássico de Hitchcock, O Homem Que Sabia Demais, com James Stewart. Hoje, ela é responsável por administrar uma organização protetora dos animais, a Doris Day Pet Foundation.

Kim Novak

Kim Novak

Esta belíssima atriz também estourou nos anos 50 e fez muitos sucessos como Um Corpo que Cai, O Homem do Braço de Ouro, entre outros. Teve um problema no início da carreira, onde queriam que seu nome artístico fosse Kit Marlowe, mas consegui manter (ainda bem) Kim Novak.

Zsa Zsa Gábor (falecida em 2016)

MBDGIIN EC027

Zsa Zsa Gábor não é lá uma atriz muito conhecida hoje, mas começou contribuir com o cinema no início dos anos 50 e fez diversos clássicos, entre eles Moulin Rouge (1952) e A Marca da Maldade, com Orson Welles. Hoje, com 97 anos, a atriz teve sua perna direita amputada devido a um acidente de carro em 2002.

Danielle Derrieux

Danielle Derrieux

Esta lenda de 97 anos, já foi considerada uma das maiores atrizes francesas de todos os tempos. Danielle, também cantora, já atuou em mais de 110 filmes, sempre alternando em produções francesas e hollywoodianas.

Maureen O’Hara (falecida em 2015)

Maureen

Maureen foi muito conhecida pela sua beleza e seus cabelos vermelhos. Atuou em muitos filmes com John Wayne, no qual, eram amigos pessoais. Hoje, Maureen participa de diversas premiações e eventos relacionados ao cinema.

Valentina Cortese

Valentina Cortese

Esta bela atriz italiana, estreou no cinema nos anos 40 e quase ganhou um Oscar, no qual, perdeu para a mega estrela Ingrid Bergman. Na ocasião, até mesmo Ingrid pediu desculpas à Cortese, insinuando que sua atuação foi melhor e que ela era merecedora do prêmio.

Eva Marie Saint

Eva Marie Saint

Hoje, não muito conhecida, Eva Marie Saint já ganhou um Oscar como atriz coadjuvante por seu papel em Sindicato dos Ladrões, com Marlon Brando. Foi a “loura fatal” no clássico Intriga Internacional, de Hitchcock. Seu último papel foi em Superman – O Retorno, onde interpretou a mãe adotiva do protagonista.

Lauren Bacall (falecida em 2014)

Lauren Baccal

Esta mega estrela ainda nos presenteia até hoje com excelentes atuações. Lauren Bacall, que foi casada com o eterno Humphrey Bogart, atuou em diversos clássicos e foi injustiçada por só ter sido indicada uma vez ao Oscar. Ganhou um honorário em 2009, por sua contribuição ao cinema.

Jane Withers

Jane Withers

Não muito conhecida no Brasil, mas muito no Estados Unidos, Jane Withers começou a carreira nos anos 30 e até hoje participa de seriados, programas de TV e faz dublagens. Hoje, Withers está com 88 anos.

Gina Lollobrigida

Gina Lollobrigida

Esta belíssima atriz italiana, já foi considerada a mulher mais bela do mundo e também foi considerada uma das maiores atrizes europeias de todos os tempos. Sex symbol nos anos 50, Gina atuou em diversas produções americanas, francesas e italianas.

 Louis Jordan

Louis Jordan

Ator europeu que iniciou sua carreira nos anos 30, se manteve ativo no cinema e televisão até o início dos anos 90. Atuou em diversos clássicos como Gigi, Le Corsaire, entre outros.

Rhonda Fleming

Rhonda Fleming

Rhonda começou sua carreira nos anos 40. Atuou em diversos filmes, mas sua estonteante beleza chamava mais atenção do que seus dotes cinematográficos. Fleming está aposentada desde o início dos ano 90.

Stanley Doney

Stanley

Stanley Doney, diferente da maioria da lista, é diretor. E não é qualquer um. Ele é considerado um dos maiores diretores de filmes musicais de todos os tempos. Teve uma duradoura parceria com outro mito, Gene Kelly. Donen dirigiu nada menos que o clássico Cantando na Chuva.

Anita Ekberg

Anita Ekberg

Este nome é pouco conhecido, mas Anita Ekberg protagonizou uma das cenas mais clássicas de todos os tempos. Ela é a bela loira que entra de vestido na famosa Fontana di Trevi, no eterno A Doce Vida, de Fellini. Nunca fez muitos filmes de grande sucesso, mas entre os que fizeram, está Guerra e Paz. Hoje a atriz está aposentada e longe dos holofotes.

E tem gente que acha que Julia Roberts, Brad Pitt e Tom Cruise estão velhos. Tsc tsc. Espero que tenham gostado da lista e que pesquisem os filmes destas lendas. Tenho certeza que não se arrependerão. Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook,TwitterInstagram e assine o nosso canal no Youtube clicando aqui.