Há muita gente que sonha em fazer cinema, mas nem sempre sabe exatamente o que quer fazer. Na maioria das vezes, atuar, dirigir ou operar câmeras são as atividades campeãs. Porém, a produção de um filme, ou até mesmo de um simples comercial, é muito maior do que apenas atuar, dirigir ou operar câmeras. Por exemplo, o que faz um Produtor? Ou um Produtor Executivo? Ou um Diretor de Fotografia?

Com a colaboração do meu amigo Vina, do excelente blog de cinema, Aquela Velha Onda, este post explicará um pouco sobre os profissionais por trás de uma produção, buscando não utilizar muitos termos técnicos para um conhecimento geral. Espero que seja útil para todos que buscam (ou não) trabalhar na área audiovisual. Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

diretor-de-cinema-3

DIRETOR

O Diretor é a pessoa que manda no filme, junto com o produtor (descrição abaixo). Ele é quem vai dar a palavra final nas decisões. O Diretor, além de ser o chefe, também tem a função de dirigir os atores, definir qual tipo de iluminação vai ser utilizado no filme, qual o cenário ele quer, quais as posições das câmeras, qual roupa os personagens irão usar, etc. O Diretor não precisa saber a fundo sobre todas as áreas do cinema, mas ele precisa ter, ao menos, conhecimentos básicos sobre elas.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA

O Diretor de Fotografia é o responsável por transformar o roteiro em imagens e cuidar da estética do filme. Ele definirá (baseado na vontade do diretor) como serão as luzes, cores, enquadramentos e ângulos que irão compor a imagem. O Diretor de Fotografia não precisa necessariamente manusear a câmera no momento da filmagem.

PRODUTOR

O Produtor é a pessoa que garante que a produção de um filme aconteça e que a visão do diretor seja realizada. Diferente do Diretor, o Produtor tem a obrigação de se preocupar com os gastos de uma produção. Ele aparece antes das filmagens, dialoga com o diretor, vê o que ele precisa e, junto com seus assistentes, organiza toda a equipe no set. Além disso, o Produtor tem o poder de vetar ações do Diretor, caso não esteja de acordo com a verba disponível e também com a vontade do estúdio. Um exemplo de trabalho do Produtor: no filme Caçadores da Arca Perdida, o roteiro mencionava um chão infestado de serpentes e Frank Marshall, produtor do filme, precisou encontrar centenas de cobras que não ofereciam riscos para a equipe e o elenco, no meio da Tunísia. Quando as cobras chegaram, elas não eram o suficiente para cobrir o chão. Marshall conseguiu usar todas as cobras disponíveis do país e precisou buscar cobras de várias outras partes do mundo, para atingir a estética necessária para o filme. Por este feito e outros, ele é considerado um dos grandes produtores da atualidade. Analisando o contexto, o Produtor manda mais que o diretor. Afinal, você sabia que quando um filme ganha o Oscar, quem recebe o prêmio é o Produtor?

DIRETOR DE ARTE

O Diretor de Arte é o responsável pela concepção visual do filme, a partir de elementos. Ele é quem coordena os cenógrafos, figurinistas, maquiadores e, principalmente, a ambientação. É devido o Diretor de Arte que filmes, como O Fabulo Destino de Amélie Poulain e O Grande Gatsby são tão bonitos visualmente.

amelie-poulain

PRODUTOR EXECUTIVO

O Produtor Executivo faz um trabalho muito similar ao do Produtor, porém mais voltado para a área administrativa. Enquanto o Produtor pega o dinheiro e faz o necessário para que a visão do Diretor funcione, o Produtor Executivo é quem faz a captação dos recursos financeiros e os supervisiona. Enquanto o Produtor limita o Diretor para não ultrapassar o orçamento, é o Produtor Executivo quem estabelece este orçamento. Ele é quem se esforça para que o dinheiro seja o bastante e, muitas vezes, é ele quem acaba fazendo com que o Diretor mantenha seus pés no chão.

ROTEIRISTA

O roteirista é a pessoa quem vai escrever o roteiro (a história do filme). Para os que não sabem, o roteiro não é simplesmente escrever uma história de um determinado tema. O roteiro tem um formato específico, onde você tem que descrever tudo com os maiores detalhes possíveis, para o diretor conseguir transformar o texto em imagens fielmente ao que está escrito.

FOQUISTA

O foquista, que também pode ser o operador ou o assistente de câmera, é a pessoa responsável por cuidar do foco e do zoom no momento da filmagem. Pode parecer um detalhe, mas o foquista é extremamente importante. Para conhecimento, na maioria dos casos é necessário duas pessoas para operar a câmera, o operador de câmera e seu assistente. Geralmente, quem faz o papel do foquista, é o assistente, que segue o direcionamento do operador (que segue o direcionamento do Diretor de Fotografia, rs).

CONTINUÍSTA

Esta função faz jus ao nome e também pode ser chamada de Anotador. É a pessoa que vai se atentar a todos os detalhes da cena e do personagem, para não dar problema de continuidade na cena seguinte. Por exemplo, o ator está usando chapéu em um take, e no próximo take (da mesma cena), ele está sem.

MAQUINISTA

Também conhecido como Grip, o maquinista, junto com a sua equipe, é responsável pelas maquinarias do set de filmagem, como carrinhos, trilhos, gruas, grades no teto, dollies, ganchos, roldanas e todo equipamento mecânico necessário para fazer movimentações com as câmeras.

camera-dolly

PRODUTOR DE ELENCO

O produtor de elenco é responsável por fazer teste com os atores, para saber se ele é ou não apto para a produção. Além desta função, ele também cuida da parte contratual com os atores e seus agentes.

Devido ao tamanho de uma produção cinematográfica, este post não consta todas as funções por trás de um set, mas busquei apresentar algumas que não sejam tão obvias como maquiador, atores, eletricistas, etc. Portanto, caso haja alguma função que vocês tenham interesse em saber, comentem que eu acrescentarei na lista.

Apenas para descontrair, mas com uma situação real, segue um video produzido pelo Porta dos Fundos, onde você pode entender bem  algumas das muitas funções de uma produção áudio visual: